Embalando na quadra dura de Nova York, a checa Petra Kvitova garantiu seu lugar nas oitavas de final do US Open, nesta sexta-feira, e se credenciou para um possível confronto com a alemã Angelique Kerber, número dois do mundo. A dinamarquesa Caroline Wozniacki e a italiana Roberta Vinci, atual vice-campeã em Nova York, também avançaram.

continua após a publicidade

Kvitova se manteve na rota de Kerber ao derrotar a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. A tenista da República Checa fez uma exibição de altos e baixos, com 29 bolas vencedoras, porém com 28 erros não forçados. Nesta oscilação, chegou a perder o saque por três vezes, mas manteve o domínio até confirmar a vitória.

continua após a publicidade

Se Kvitova foi irregular no fundo de quadra, a italiana Roberta Vinci quase colocou tudo a perder nesta sexta. Sétima cabeça de chave e vice-campeã em 2015, ela até aplicou um “pneu” na alemã Carina Witthoeft, porém vacilou no segundo set e precisou suar no terceiro para sacramentar o triunfo por 6/0, 5/7 e 6/3.

continua após a publicidade

Nas oitavas, Vinci vai encarar a ucraniana Lesia Tsurenko, que surpreendeu ao despachar a eslovaca Dominika Cibulkova, 12ª cabeça de chave, por 3/6, 6/3 e 6/4. Tsurenko e Cibulkova protagonizaram uma partida equilibrada de 17 quebras de saque (nove em favor da ucraniana) e muitos erros não forçados: 44 para Tsurenko e 54 para a eslovaca. Nos números finais, a ucraniana venceu por apenas dois pontos de vantagem, 93 a 91.

Dona de dois vice-campeonatos no US Open, Caroline Wozniacki venceu com facilidade a romena Monica Niculescu, por 6/3 e 6/1. Com o triunfo, a atual 74ª colocada do ranking e ex-número 1 alcançou às oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez desde o torneio de Wimbledon do ano passado.

Sua próxima adversária será a local Madison Keys. A oitava cabeça de chave avançou na chave ao vencer a japonesa Naomi Osaka por 7/5, 4/6 e 7/6 (7/3). Ainda nesta sexta, a letã Anastasija Sevastova bateu a ucraniana Kateryna Bondarenko por 6/4 e 6/1, enquanto a britânica Johanna Konta eliminou a suíça Belinda Bencic por 6/2 e 6/1.