Mesmo sem entrar em quadra nesta semana, a checa Petra Kvitova garantiu nesta quarta-feira a vaga no Masters da WTA, que reunirá as oito melhores tenistas da temporada em Cingapura, entre 25 deste mês e 1º de novembro. A tenista contou com derrotas das rivais e descartes de pontos do ranking para assegurar seu lugar na competição.

continua após a publicidade

Aos 25 anos, Kvitova disputará a competição pelo quinto ano consecutivo, tendo sido campeã logo em sua estreia, em 2011. Ela se junta à romena Simona Halep, à russa Maria Sharapova e à espanhola Garbiñe Muguruza, já classificadas para Cingapura. “Estou muito empolgada por competir no Masters pela quinta vez seguida”, comemorou Kvitova.

A classificação traz alívio para a tenista, que passou por momentos difíceis ao longo da temporada. Em março, ela precisou desistir dos Torneios de Indian Wells e Miami, dois dos principais de nível Premier do calendário da WTA, por conta de cansaço. Em agosto contraiu mononucleose, o que atrapalhou ainda mais o seu rendimento nas competições.

Mesmo assim, ela acumulou 35 vitórias e 13 derrotas nos 16 torneios que disputou em 2015. Com estes resultados, se sagrou campeã em Sydney, Madri e New Haven. Nos Grand Slams, seu melhor resultado foi as quartas de final do US Open.

continua após a publicidade

“Passei por momentos complicados nesta temporada. Então estou ainda mais orgulhosa de mim mesma por ter obtido a classificação. Estar entre as oito melhores era minha meta desde o início do ano. Mal posso esperar para jogar em Cingapura”, afirmou a atual número cinco do mundo.

Com a classificação de Kvitova, restam quatro vagas no Masters da WTA. Elas serão definidas nas duas próximas semanas. Dois destes lugares devem ficar com a polonesa Agnieszka Radwanska e a alemã Angelique Kerber. Pelas outras duas vagas brigam a checa Lucie Safarova, a italiana Flavia Pennetta, a suíça Timea Bacsinszky, a espanhola Carla Suárez Navarro, a norte-americana Venus Williams, a checa Karolina Pliskova e a suíça Belinda Bencic.

continua após a publicidade