Após surpreender a russa Maria Sharapova na final de Wimbledon, neste sábado, a checa Petra Kvitova não escondeu a surpresa com a vitória em sua primeira final de Grand Slam na carreira. Emocionada, a tenista checa recebeu os aplausos da compatriota Martina Navratilova, uma das lendas do tênis feminino, vencedora de nove títulos de simples na grama inglesa.

continua após a publicidade

“É difícil encontrar palavras quando se está aqui com este troféu na mão diante de grandes jogadoras no Royal Box”, afirmou a jovem tenista, de 21 anos, ao se referir à tribuna de honra. Além de Navratilova, a também checa Jana Novotna, campeã em 1998, acompanhou a final deste sábado na quadra central. “Estou tão feliz por ter vencido”, disse Kvitova.

Semifinalista em 2010, a nova campeã de Wimbledon admitiu o nervosismo durante a disputa da final. “É claro que estava nervosa. Percebi que podia vencer Wimbledon. Mas tive que manter o foco em cada ponto”, revelou a checa, que atribuiu a vitória ao seu bom aproveitamento no saque e na devolução.

“Foi o serviço e, com certeza, a devolução. Sabia que ela [Sharapova] devolve muito bem, mas sabia que podia devolver o saque dela também. Sabia que ela poderia fazer algumas duplas faltas”, analisou.

continua após a publicidade

Por seu bom desempenho, Kvitova recebeu elogios da compatriota Navratilova. “É uma nova estrela. Não aconteceu do dia para a noite, mas ela é uma campeã. É grandioso”, declarou a veterana. A jovem tenista se tornou a primeira canhota a vencer em Wimbledon desde Navratilova em 1990.

Derrotada em seu retorno à uma final de Wimbledon, Sharapova lamentou a derrota, mas disse estar motivada por seu crescimento nesta temporada. A russa vinha amargando resultados pífios no circuito desde que operou o ombro no final de 2008. Neste ano, surpreendeu ao chegar à semifinal de Roland Garros, Grand Slam que ainda não venceu.

continua após a publicidade

“Além do fato de eu ter perdido a partida, acho que chegar à final foi um grande passo para mim, considerando que não passei das oitavas de final nos últimos anos. Sinto que estou melhorando nesta temporada, o que me dá uma grande confiança para o resto do ano”, declarou a campeã em Wimbledon em 2004.