Svetlana Kuznetsova será a representante da Rússia na decisão do Torneio de Madri, na Espanha, disputado em quadras de saibro. Nesta sexta-feira, na primeira semifinal do dia, a número 29 do mundo surpreendeu ao derrotar a compatriota Maria Sharapova, terceira colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1 hora e 30 minutos.
O triunfo levou Kuznetsova a diminuir a vantagem de Sharapova no confronto direto para 8 a 5, além de quebrar um jejum de quatro jogos sem superar a oponente – o último triunfo havia sido em 2008. Na decisão, ela terá pela frente a vencedora da partida entre a norte-americana Serena Williams e a checa Petra Kvitova.
Kuznetsova dominou o primeiro set da partida, obtendo quebras de serviço nos dois break points que obteve. Além disso, o seu serviço não foi ameaçado, o que a levou a triunfar por 6/2.
A segunda parcial foi mais equilibrada. Kuznetsova se safou no único momento em que teve o seu saque ameaçado e converteu um dos quatro break points que teve. Assim, fechou a parcial em 6/4 e o jogo em 2 sets a 0.
Assim, Kuznetsova eliminou a atual campeão do Torneio de Madri e deve ao Top 20 do ranking da WTA na próxima atualização da lista. Agora, a campeã do US Open de 2004 e de Roland Garros de 2009 vai buscar o 15º título da sua carreira.