No treino final de Guga, Larri passa as últimas instruções ao pupilo. |
Stuttgart (AE) – Gustavo Kuerten volta às quadras hoje, às 9h30 (de Brasília), no ATP de Stuttgart, contra o austríaco Stefan Koubek, número 39 do ranking mundial. Guga defende o título do torneio e foi campeão também em 1998. A competição baixou a premiação de US$ 725 mil, do ano passado, para US$ 500 mil e é disputado em quadra de saibro. Fernando Meligeni também estreará hoje enfrentando o húngaro Attila Savolt, de 26 anos, 72.º do mundo. Os jogos não terão transmissão por tevê. “Estou treinando legal e minha expectativa é boa, tomara que consiga fazer um bom jogo”, diz Meligeni. Ele enfrentará Savolt pela primeira vez na carreira. O vencedor da partida jogará contra o vencedor do jogo entre o checo Jiri Novak e o espanhol Ruben Hamirez Hidalgo, que saiu do qualifying.
Guga não terá uma partida fácil. O brasileiro ontem subiu uma posição e agora é 13.º do ranking mundial. Mas a diminuição do prêmio deve prejudicar o ranking do brasileiro – mesmo que ganhe o título. Mas seu treinador não está preocupado com isso. “O Guga tem de entrar agressivo na quadra e sacar bem, porque o Koubek gosta de atacar na devolução”, diz o técnico Larri Passos. “O Koubek é meio kamikaze e às vezes vai para o tudo ou nada. É um jogo duro, mas o Guga treinou muito bem nesses últimos dias. Ele vai ter de variar o jogo, com bolas altas de vez em quando, mas o que eu quero mesmo é vê-lo agressivo.”
Agenda
O ATP de Stuttgart é o primeiro de uma série de quatro torneios que Guga disputará. Depois da Alemanha o brasileiro vai para Los Angeles, Toronto e Cincinnati.
Guga chegou com seu técnico à Alemanha quinta-feira e vem complementando a preparação que fez em Santa Catarina com treinos com Larri e outros tenistas do circuito. “Fiz uma boa preparação. Ganhar algumas rodadas aqui seria importante para a minha confiança,” disse Guga, que enfrentará Koubek, 39.º no ranking mundial e 37.º na Corrida dos Campeões, pela segunda vez na carreira.
Na partida anterior, no Masters Series de Cincinnati, em 2000, em quadra rápida, Guga venceu por 1/6, 6/1 e 6/2. “O Koubek é um adversário difícil para a primeira rodada, mas por outro lado se venho a ganhar o jogo, posso crescer no torneio”, disse Guga.
Sá estréia bem na Holanda
O brasileiro André Sá estreou com vitória, ontem, em Amsterdã. Sá ganhou do belga Olivier Rochus por 6/4 e 6/2. O próximo adversário sairá do confronto entre o holandês Jan Siemerink, 254.º, e o dinamarquês Kristian Pless, 87.º. Outro brasileiro, Flavio Saretta, terá como adversário o francês Nicolas Coutelot. Saretta, 69.º do mundo, nunca enfrentou Coutelot, 99º. E Alexandre Simoni jogará contra o espanhol Alex Corretja. Será a primeira partida entre Simoni, que é 137.º do mundo, e Corretja, 26.º.