New York Knicks, Oklahoma City Thunder, Memphis Grizzlies e Indiana Pacers conquistaram vitórias na rodada de sexta-feira dos playoffs da NBA e asseguraram lugar em semifinais da liga de basquete dos Estados Unidos. Curiosamente, as quatro franquias fecharam as suas séries melhor de sete jogos em 4 a 2, sendo que três dos times derrotados acabaram eliminados em casa: Boston Celtics, Atlanta Hawks e Houston Rockets.
O Knicks assegurou classificação às semifinais da Conferência Leste ao bater o Celtics por 88 a 80, em Boston. Com o resultado, o time de Nova York terá pela frente na luta por uma vaga na decisão o Pacers, que superou o Hawks por 81 a 73 para liquidar a série. A outra semifinal desta conferência reunirá o Miami Heat contra o vencedor da partida entre Brooklyn Nets e Chicago Bulls, que farão o sétimo e último jogo desta série decisiva entre as duas equipes neste sábado.
Já o Thunder, vice-campeão da NBA na temporada passada, selou a sua classificação às semifinais da Conferência Oeste ao derrotar o Rockets por 103 a 94, em Houston. O adversário da equipe de Kevin Durant na série de partidas que valerá uma vaga na decisão será o Grizzlies, que aproveitou o fator casa para eliminar o Los Angeles Clippers com um triunfo por 118 a 105.
OS JOGOS – O Knicks mostrou força nesta rodada de sexta dos playoffs ao chegar a abrir 26 pontos de vantagem sobre o Celtics, que chegou a conseguir uma grande reação e diminuiu essa diferença para apenas quatro pontos em certo momento do último quarto. Porém, o time de Nova York soube administrar a vantagem para eliminar o rival.
Carmelo Anthony, com 21 pontos pelo Knicks, foi o cestinha da partida ao lado de Jeff Green, do Boston, que ainda teve Kevin Garnett contabilizando um “double-double” de 15 pontos e dez rebotes. Porém, a melhor atuação coletiva da equipe visitante prevaleceu.
Na partida disputada em Houston, destaque mais uma vez para Kevin Durant no Thunder. O astro voltou a se destacar como cestinha de um jogo, com 27 pontos, e liderou a franquia de Oklahoma, que ainda viu teve boas atuações de Kevin Martin e Reggie Jackson, autores de 25 e 17 pontos, respectivamente. A boa performance do trio do Thunder suplantou as também boas atuações de James Harden, segundo maior cestinha do jogo, com 26 pontos, Chandler Parsons, com 25, e OmerAsik, dono de um “double-double” de 13 pontos e 13 rebotes.
No duelo em Memphis, marcado pela tensão que provocou nada menos do que sete faltas técnicas ao total, o Grizzlies triunfou em muito por causa do bom desempenho da dupla Zach Randolph e Mike Conley, que marcaram 23 pontos cada um e foram os cestinhas da equipe. Já o Clippers caiu mesmo com Matt Burnes e Chris Paul contabilizando respectivamente 30 e 28 pontos, sendo que o segundo deles acabou excluído de quadra quase no fim de jogo por causa de duas faltas técnicas cometidas.
Já na outra partida da rodada desta sexta-feira pelos playoffs, o Pacers contou com boa atuação de George Hill e David West, autores de 21 pontos cada um, que lideraram o triunfo da equipe sobre o Hawks, cujo maior pontuador foi Al Horford, com apenas 15 ao total.
Este sábado na NBA terá apenas o duelo decisivo entre Nets e Bulls pelos playoffs, enquanto no domingo ocorrerão dois confrontos da próxima fase. Abrindo a semifinal da Conferência Oeste, o Thunder receberá o Grizzlies em Oklahoma. Já na primeira partida da semifinal da Conferência Leste, o Knicks tentará usar o fator casa no Madison Square Garden para abrir 1 a 0 sobre o Pacers.