Elano é o terceiro santista
do grupo de Parreira.

Rio de Janeiro – O técnico Carlos Alberto Parreira anunciou ontem a convocação do meia Elano para substituir o volante Kléberson, contundido, nas duas primeiras partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, contra a Colômbia e o Equador.

O jogador é o terceiro atleta do Santos a ser chamado pelo treinador para compor a equipe nacional. Antes, os meias Renato e Diego já haviam sido convocados.

O jogador recebeu a notícia através do assessor de imprensa da seleção, Rodrigo Paiva, por telefone. O santista disse que está muito emocionado e pretende atender às exigências do treinador tão logo chegue à concentração, na Granja Comary. “Eu costumo jogar mais à frente, mais em direção ao gol do que o Kléberson, mas não terei problemas em me adaptar ao esquema do Parreira”, garantiu. Kléberson foi cortado por causa de uma contusão no ombro direito.

A seleção se apresenta hoje, no Rio de Janeiro, onde vai treinar na Granja Comary, em Teresópolis.

A primeira vez de Elano

Santos – Elano acordou ontem às 8h, agitado, com a esperança de que poderia, finalmente, chegar à seleção brasileira. A notícia, porém, só chegou por volta das 13h, quando almoçava com o goleiro Mateus num restaurante da cidade. Ele atendeu ao celular, deu uma entrevista e logo se levantou, falando para o amigo: “Me dê um abraço, pois fui convocado”. A partir daí, nem quis mais saber da comida. Pagou a conta e foi embora, sempre atendendo ao celular, que não mais parou de tocar.

O sonho que acalentou desde que começou a jogar no Guarani, com 13 anos, estava realizado. Aos 22 anos, sem passar pelas seleções inferiores, ele chegou à principal. “Infelizmente, ela veio com a contusão do Kléberson”, disse ele, lamentando a saída do volante por contusão. Mas sabe que daqui para frente sua meta é outra: corresponder à expectativa do técnico Parreira dentro de campo.

Parreira e Elano se conhecem do tempo em que o treinador teve uma rápida passagem pela Vila Belmiro. “Nem cheguei a jogar, mas aprendi muito com sua experiência”, disse Elano, para quem Parreira é “disciplinador, gosta das coisas corretas do lado profissional e é muito rigoroso no esquema tático”. E a aplicação tática é o forte desse jogador, como sempre lembra o técnico Leão, que tem no atleta um curinga, que supre sempre as posições falhas. “Vou como meia, mas se precisar posso fazer outras funções também.”

Com essa nova convocação, a seleção terá o meio-de-campo do Santos, com Renato, Elano e Diego. “Estamos bem entrosados”, disse o jogador, esperançoso de poder jogar logo na seleção. Ele vinha se preparando para isso, embora a convocação nunca saísse.

Ontem à tarde ele passou pelo CT Rei Pelé e já estava preparado para a brincadeira dos companheiros. “Quem agüentou o Viola está pronto para tudo”, disse ele, com humor. Aproveitou para pegar as duas camisetas que têm estampada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Jogo um tempo com cada uma”, disse ele, explicando que ganhou as camisetas de um amigo no meio do brasileiro do ano passado. “A partir daí sempre usei embaixo da camisa do Santos e agora vou usar por baixo da amarelinha.

Para disputar vaga de titular

Rio – O meia Elano, do Santos, não vai se apresentar à seleção hoje apenas como um coadjuvante do time de Carlos Alberto Parreira. Ele vai ter a oportunidade, em três dias de treinos, de disputar uma vaga de titular para a estréia do Brasil nas eliminatórias do Mundial de 2006, no jogo com a Colômbia, domingo, em Barranquila. Palavra de Parreira.

“Perdi um titular (Kléberson, contundido) e agora vou ter de fazer uma nova escolha. O Elano é uma opção, vamos aguardar; vou ter de pensar sobre isso”, disse. A delegação se reúne no fim da tarde no Aeroporto Internacional Tom Jobim e segue depois para a Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio.

Uma luxação de ombro durante partida do Manchester United, domingo, tirou o meia Kléberson da seleção e possibilitou a convocação do jovem atleta do Santos. Parreira não se cansou de elogiar Elano. “Ele é versátil, não se limita a atuar numa única faixa de campo; organiza o jogo, defende, lança e chuta bem a gol, chega à frente com facilidade, é um talento do futebol brasileiro”, afirmou o técnico, ressaltando ainda o excelente desempenho de Elano no campeonato brasileiro de 2002 e na atual temporada. “Sabe jogar como meia ofensivo, mais recuado e até como lateral, é de qualidade técnica superior.”

Com o desfalque inesperado, Parreira não repetiu o discurso da semana passada, quando declarou que o time titular seria conhecido no primeiro treino da equipe, quarta-feira, em Teresópolis. “Vou estudar com calma a nova situação que se criou.” Ele pode também utilizar Kaká ou Diego como meia-direita, deixando assim Ronaldo e Rivaldo na frente, ou mesmo Ronaldo e Luís Fabiano, com Rivaldo atuando como meia-esquerda o que é menos provável. A tendência é de que esta vaga esteja entre Zé Roberto e Alex.

Como pretende jogar no 4-4-2, Parreira deve armar o time com os dois volantes Emerson e Gilberto Silva. Essas dúvidas, porém, serão suprimidas com o passar dos treinos na Granja Comary.

O atacante Ronaldinho Gaúcho só vai ser dispensado pelo Barcelona amanhã e deverá participar dos treinos da seleção somente a partir de quinta. Os cinco atletas do Milan convocados, Dida, Cafu, Roque Júnior, Kaká e Rivaldo, tinham previsão de chegada em Teresópolis apenas no final da noite de ontem.

Na sexta-feira pela manhã, a seleção tem atividades programadas para Teresópolis. À tarde, viaja para Barranquila. Após o jogo com a Colômbia, domingo, o grupo desloca-se para Manaus, onde enfrentará o Equador, dia 10.

Leão satisfeito pelo “pupilo”

Santos – O técnico Emerson Leão ficou satisfeito com a convocação do meia Elano para a seleção brasileira. “É um garoto que vem se dedicando há um ano e meio de forma intensa e mereceu a convocação pelo seu próprio esforço”, disse o treinador, que sempre destaca a eficiência tática e a versatilidade do atleta. “Nós temos que elogiar a conduta do Elano em relação ao Santos, o que fez com que ele aparecesse, e nós estamos satisfeitos com isso.”

Com a convocação de Elano, Leão tem mais um desfalque para armar o time para o jogo de amanhã contra o Flamengo. “Lógico que isso nos dá um novo problema entre aspas, pois vamos perder três excelentes jogadores”, mais Robinho, que está no departamento médico para se curar de uma gripe.

continua após a publicidade

continua após a publicidade