O ex-jogador Andrei Kirilenko, com grande passagem pela NBA, foi eleito nesta terça-feira o novo presidente da Federação Russa de Basquete. Ele foi escolhido para o cargo sem oposição, após o seu então único adversário, Dmitry Domani, desistir da disputa.

continua após a publicidade

Kirilenko atuou na NBA por 13 temporadas, tendo passado por Utah Jazz, Minnesota Timberwolves e Brooklyn Nets. Ele se aposentou do basquete recentemente, em junho, após uma carreira recheada de glórias. Agora ele terá o desafio de liderar uma federação em profunda crise.

Após anos de conflitos internos e batalhas judiciais, a Federação Russa de Basquete acabou sendo suspensa pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), o que levou ao cancelamento do resultado das últimas eleições.

Posteriormente, a entidade internacional decidiu liberar a participação da seleção masculina da Rússia no Campeonato Europeu, que também possui caráter classificatório para a Olimpíada de 2016. A seleção feminina russa já não tem mais chances de disputar os Jogos do Rio.

continua após a publicidade

“Vocês são a minha equipe”, disse Kirilenko aos delegados que o elegeram, prometendo enfrentar o que definiu como “crise se confiança” que vem afetando o basquete da Rússia. E seu primeiro desafio será retomar as relações com a Fiba e realizar as reformas exigidas pela entidade para que a suspensão da sua federação seja cancelada.