Surpresa geral na decisão da Fórmula-1. O finlandês Kimi Räikkönen, que era o azarão na disputa, venceu o Grande Prêmio do Brasil e, pela combinação de resultados, acabou ficando também com o título mundial da categoria mais famosa do automobilismo mundial.
O domingo reservava muitas surpresas para os pilotos. Felipe Massa, que foi o mais rápido nos treinos durante todo o fim de semana, largou bem e tratrou de fechar a porta para o inglês Lewis Hamilton, o favorito para o título. Räikkönen aproveitou a manobra de Massa e pulou para a segunda colocação. Alonso, companheiro de Hamilton, também se valeu do erro do inglês e foi para terceiro.
Numa manobra mal sucedida, no "s" do Senna, Hamilton foi passear fora da pista e caiu para a oitava colocação. Enquanto isso, Massa, Räikkönen e Alonso trataram de seguir em frente e se distanciaram. Para completar a falta de sorte de Hamilton, seu carro apresentou problemas mecânicos e caiu para a 18ª posição.
Alheio aos problemas do inglês, que via o campeonato sair de suas mãos, as Ferraris começaram a se distanciar cada vez mais da McLaren de Fernando Alonso e passararam a, literalmente, passear em Interlagos. Massa, melhor na corrida, começou a abrir uma vantagem na casa dos três segundos em relação ao seu colega de equipe. Todavia, como o finlandês disputava o título mundial e com os resultados no momento garantiam o título ao "homem de gelo", prevaleceu o jogo de equipe e o brasileiro cedeu espaço para que Räikkönen assumisse a ponta e conduzisse seu carro até a bandeirada final.
Mesmo com a conquista do mundial, o "iceman" manteve toda sua frieza e pouco comemorou. Massa, sentido por não ter ganho a corrida, limitou-se a comemorar bem discretamente a segunda posição. Alonso também foi discreto, mas parecia satisfeito que seu companheiro e rival não tenha tido melhor sorte na corrida.
O resultado final do mundial 2007 de Fórmula-1 ficou assim: Kimi Räikkönen campeão com 110 pontos, Lewis Hamilton e Fernando Alonso com 109 (pelos critérios técnicos, o inglês ficou em segundo) e Massa em quarto, com 94 pontos.