A Lotus confirmou nesta sexta-feira que o finlandês Kimi Raikkonen passa bem após ser submetido a uma operação nas costas, na noite de quinta. O piloto foi operado no University Hospital of Strasbourg, na França. De acordo com o cirurgião responsável, Professor Afshin Gangi, o procedimento foi um bem-sucedido.
Raikkonen ficará em repouso nos próximos dias antes de iniciar o processo de reabilitação, na próxima semana, informou a Lotus. “Todos na pista e em Enstone [sede] desejam uma rápida recuperação a ele”, afirmou a equipe, nesta sexta, em Austin, onde será realizada neste fim de semana o GP dos Estados Unidos.
O finlandês foi submetido a uma cirurgia após reclamar de dores nas costas nas últimas semanas. Ele decidiu passar pelo procedimento agora para ter maior tempo de recuperação antes de sua transferência para a Ferrari. Raikkonen deve iniciar os testes na nova equipe ainda neste ano.
Por causa da operação, o piloto não terá condições de disputar o GP dos Estados Unidos e o GP do Brasil, no próximo fim de semana. Independentemente da operação, Raikkonen já vinha ameaçando não correr pela Lotus nas duas últimas etapas do ano por falta de pagamento.
Insatisfeito com a atual equipe, ele precisou chegar a um acordo com a direção para entrar na pista em Abu Dabi, na etapa passada. Mesmo assim, não chegou a completar a primeira volta por ter se envolvido em um pequeno incidente com Max Chilton. Sem Raikkonen, a Lotus vai contar com o também finlandês Heikki Kovalainen nas duas próximas corridas.