O Bahia sofreu para vencer o Criciúma, na Arena Fonte Nova, nesta terça-feira à noite, mas conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 com um gol do centroavante Kieza aos 43 minutos do segundo tempo. A partida abriu a 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

Herói da noite, Kieza é vice-artilheiro da competição, com 12 gols, três a menos do que Zé Carlos, com 15 pelo CRB. Na rodada anterior ele foi responsável pela vitória por 1 a 0, sobre o Oeste, em Osasco.

Com o resultado, o time da casa chegou aos 54 pontos, em terceiro lugar, e segue firme na briga pelo acesso. O líder é o Botafogo, com cinco pontos a mais (59) e o vice-líder é o Vitória, com 46, enquanto o América Mineiro caiu para a quarta posição, com 51 pontos. Com um jogo a menos, o Paysandu é primeiro time fora do G4, com 49. O Criciúma, por sua vez, segue estacionado nos 39 pontos, em 14º lugar, com dez a mais do que o Ceará, que abre a zona do rebaixamento.

Jogando em casa, o Bahia começou em cima e buscou o gol desde o primeiro minuto, enquanto o Criciúma apostava nos contra-ataques. Aproveitando o momento instável do adversário, os donos da casa buscaram uma pressão inicial, mas esbarraram na bem postada defesa catarinense.

continua após a publicidade

Nas bolas paradas que saíam dos pés de Maxi Biancucchi, os mandantes criaram suas melhores oportunidades de inaugurar o marcador e chegaram a balançar as redes do goleiro Luiz aos 32 minutos, em uma cabeçada de Gabriel, mas o lance foi invalidado por posição de impedimento.

O ritmo seguiu lento no segundo tempo e os dois times mostraram dificuldades tanto na criação quanto na finalização. A partida parecia se encaminhar para um empate até os 43 minutos, quando o centroavante Kieza mostrou seu faro de gol. Ele recebeu cruzamento da esquerda de Vítor Costa e, de cabeça, deslocou o goleiro Luiz para fazer a festa da torcida na Fonte Nova e garantir mais uma vitória aos baianos. Na comemoração, o jogador se emocionou muito e não conseguiu segurar as lágrimas.

continua após a publicidade

O Criciúma volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30, pela 33ª rodada da Série B, quando enfrenta o Santa Cruz no Estádio do Arruda. No dia 31, às 17h10, é a vez do Bahia medir forças com o líder Botafogo no Engenhão.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 1 x 0 CRICIÚMA

BAHIA – Douglas Pires; Railan, Gabriel Valongo, Gustavo e João Paulo (Vítor Costa); Paulinho Dias, Tiago Real (Tchô), Eduardo e João Paulo Penha (Roger); Maxi Biancucchi e Kieza. Técnico: Charles Fabian.

CRICIÚMA – Luiz; Maicon Silva, Wanderson, Joílson (Ianson Acosta) e Cristiano; Barreto, Douglas Moreira e Dudu; Bruno Lopes (Wellington), Tiago Adan e Hugo (Natan). Técnico: Roberto Cavalo.

GOL – Kieza, aos 43 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Paulinho Dias e Kieza (Bahia); Maicon Silva, Joílson e Bruno Lopes (Criciúma).

ÁRBITRO – Rodolpho Toski Marques (PR).

RENDA – R$ 338.686,50.

PÚBLICO – 14.750 pagantes.

LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).