Com uma largada perfeita, que o levou da quinta posição do grid para a liderança da prova na freada da primeira curva, o paulista Allam Khodair (Giaffone Racing) ganhou a 9.ª etapa da Fórmula Renault, na abertura da rodada dupla deste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba. Foi a quarta vitória de Khodair neste ano e a primeira em que ele não saiu da pole. “Foi o fim de um tabu. Nas outras vezes em que não saí na frente, bati ou o carro quebrou”, comemorou o cada vez mais líder do campeonato. Ele soma agora 149 pontos, contra 114 de Diego Freitas (UniOil Sports) e 112 de Patrick Rocha (Giaffone Motorsport), que se acidentou na volta inicial. Marcello Thomaz (Giaffone Racing), Paulo Salustiano (M4T Motorsport), Bia Figueiredo (Ruffles Cesário F. Renault) e Freitas completaram os cinco do pódio.
A 10.ª etapa será disputada hoje, a partir das 13h, e a ESPN Brasil exibe o VT às 16h. Khodair sairá na pole, ao lado de Marcello Thomaz. Bia dividirá a segunda fila com Salustiano.
Carreira na pole
Contando com o bom acerto do carro da C2 Motor-sport e o mau resultado de outros candidatos ao título, o paulista Fábio Carreira conquistou a pole position da 7.ª etapa da Copa Clio. Terceiro colocado no campeonato, Carreira partirá pela segunda vez na posição de honra neste ano – a primeira foi no circuito de rua de Vitória – e dividirá a primeira fila do grid com René Bauer, da Officer Motorsport. A prova começará às 11h de hoje com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.
Carreira foi o segundo a entrar na pista para as duas voltas rápida das tomadas individuais. Marcou o tempo de 1min39s714 e voltou para os boxes, onde acompanhou as infrutíferas tentativas dos rivais em baixar sua marca. “Essa pole mostra principalmente que minha equipe trabalhou bem”, agradeceu.
Vencedor em Campo Grande, René Bauer louvou a performance da equipe, que colocou três pilotos entre os cinco primeiros do qualifying, e ratificou que só tem um objetivo até o fim da temporada: ganhar todas as provas. “Não estou brigando pelo campeonato, portanto não tenho de pensar em marcar pontos. Meu negócio, agora, é só correr pela vitória. É o que eu já havia avisado em Campo Grande.”
Único piloto paranaense na categoria, José Córdova (Financeira Renault) confirmou os excelentes treinos da véspera e vai fechar a segunda fila ao lado de Wagbner Cardoso.
Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault
Resultado da 9.ª etapa
Pos. Piloto Tempo
1.º) Allam Khodair 38min45s056
2.º) Marcello Thomaz a 1.439
3.º) Paulo Salustiano a 1.859
4.º) Bia Figueiredo a 10.452
5.º) Diego Freitas a 10.949
6.º) Zeca Cardoso a 11.785
7.º) Kiko Motta a 12.062
8.º) Marcos Gomes a 13.445
9.º) André Prioste a 17.079
10.º) Eduardo Azevedo a 25.319