Favorita ao título nesta quarta-feira, a judoca brasileira Ketleyn Quadros foi derrotada pela colombiana Yadinis Rocha por ippon e ficou com a medalha de prata, na categoria até 57kg, nos Jogos Sul-Americanos. Com pouco tempo para treinar especificamente para a competição em Santiago (Chile), por cauda da disputa do Grand Prix de Dusseldorf, há cerca de três semanas, na Alemanha, ela não ficou se lamentando pelo resultado.

continua após a publicidade

“Foi uma final dura. Eu conhecia a colombiana, já ganhei e já perdi. Dei o meu melhor e me preparei para a competição na medida do possível. Fiz uma luta boa, consciente, mas, infelizmente, perdi porque a adversária acertou mesmo, não tem o que eu poderia mudar”, avaliou Ketleyn, que foi bronze na Olimpíada de Pequim em 2008.

Além da prata de Ketleyn, o judô deu mais três medalhas para o Brasil nesta quarta-feira nos Jogos Sul-Americanos. Destaque para Eduardo Katsuhiro (até 73kg), que garantiu o ouro com uma vitória sobre o argentino Alejandro Clara. Na final, os dois atletas estavam com três punições cada a dois minutos do fim da luta e um novo shido decretaria o ganhador. Mas o brasileiro não deixou a decisão para a arbitragem, conseguiu um wazari e administrou o resultado.

“Os principais motivos para vencer foram que eu mantive a calma, fui bem frio e busquei o ippon. Fui até o final bastante concentrado. No momento mais tenso do combate, deu pra ouvir o grito da galera na arquibancada e isso me ajudou muito. Só tenho a agradecer”, contou Eduardo.

continua após a publicidade

Já as duas de bronze vieram com Mariana Silva (até 63kg) e Vinícius Sakamoto (até 66kg). Na briga pelo pódio, a brasileira não se intimidou com a torcida chilena e aplicou um ippon na promessa local Bárbara Jara. Já o judoca do Brasil bateu o colombiano Juan Perez para faturar a medalha.