Kelly Slater escreveu neste sábado mais um capítulo da história do surfe. Maior surfista de todos os tempos, o norte-americano de 38 anos conquistou o título antecipado da temporada, ao passar para as semifinais da penúltima etapa do calendário, na praia de Porta Del Sol, em Porto Rico. Assim, ele ampliou seu recorde e tornou-se campeão mundial pela 10ª vez.

continua após a publicidade

Independente do que acontecer no restante da disputa em Porto Rico ou mesmo na última etapa da temporada, em dezembro, no Havaí, Slater já somou pontos suficientes para assegurar o título. E a vitória decisiva veio neste sábado, quando superou o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, nas quartas de final da competição em Porta Del Sol, com 18.87 a 14.36.

A incrível trajetória de Slater começou em 1992, quando se tornou o mais jovem campeão mundial da história do surfe, com apenas 20 anos. Depois, ele ganhou também em 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998. Parou de competir por um tempo, mas voltou a vencer o campeonato em 2005, 2006 e 2008. Agora, já aos 38 anos, é o surfista mais velho a conquistar o título do circuito.

Ainda abalado pela morte do surfista norte-americano Andy Irons na última terça-feira, que chegou a paralisar a disputa da etapa de Porto Rico por dois dias, Slater dedicou o título ao amigo e antigo rival, que foi tricampeão mundial. “Quero dedicar esse título a ele, à família dele e à minha família”, afirmou o maior nome da história do surfe.

continua após a publicidade