O norte-americano Kelly Slater confirmou nesta sexta-feira (3) seu no título no Circuito Mundial de surfe. Ele passou às oitavas-de-final da etapa de Mundaka, na Espanha, e garantiu o nono lugar, o suficiente para consagrá-lo mais uma vez campeão.
Para chegar à conquista, Slater passou pelo espanhol Eneko Acero vencendo a bateria por 14,96 a 10,00. Com o resultado, ele não pode mais ser superado pelo australiano Taj Burrow, vice-líder na classificação da temporada.
O nono título de Slater coroa uma temporada em que o norte-americano não deu chances aos rivais. Ele venceu nada menos que cinco das oito etapas disputadas até o momento. Na oitava, na França, ficou com a segunda posição ao perder a final para Adrian Buchan, da Austrália, adiando a conquista.
O título faz de Slater, de 36 anos, o mais velho competidor a conquistar o circuito. Em 1992, ele estabeleceu o recorde de mais jovem campeão, quando venceu pela primeira vez. Depois, foi campeão em 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005 e 2006. Em 2007, foi vice-campeão, atrás do australiano Mick Fanning.
Após a etapa de Mundaka, o Circuito Mundial ainda terá etapas, em Santa Catarina e Pipeline, no Hawaii. Slater, já com o título garantido, pode desistir das duas competições.