O Palmeiras praticamente garantiu na noite desta terça-feira uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista. Com dois gols de Keirrison, a equipe superou com tranquilidade o Noroeste por 2 a 0 no Palestra Itália e abriu uma vantagem ainda maior na liderança da competição.
Agora, o time palmeirense, que disputou nesta terça um jogo atrasado da quinta rodada devido à participação na Copa Libertadores, tem 36 pontos, contra 30 do vice-líder Corinthians. A Portuguesa, quinta colocada e primeira equipe fora da zona de classificação, tem 27, quando faltam apenas cinco rodadas para o término da primeira fase.
Já o Noroeste continua na zona de rebaixamento, em 17.º lugar e com somente 13 pontos conquistados até o momento.
Nesta terça, mais uma vez brilhou a estrela do jovem Keirrison, que ampliou sua vantagem na artilharia do Paulistão – agora tem 12 gols, contra nove de Washington, do São Paulo. Em apenas 20 minutos, ele decidiu o confronto e faz vibrar a torcida que compareceu ao Palestra Itália mesmo debaixo da forte chuva que caiu em São Paulo.
Aos 15 minutos do primeiro tempo, ele aproveitou bela jogada de Cleiton Xavier, recebeu livre dentro da área e, com tranquilidade, chutou no canto, sem nenhuma chance de defesa para o goleiro Fernando Vizzotto.
Apenas cinco minutos depois, o goleador apareceu mais uma vez dentro da grande área e desviou bonito de cabeça um cruzamento de Sandro Silva para novamente balançar as redes do Noroeste. O gol decidiu a partida e depois disso o Palmeiras precisou apenas administrar, sem se desgastar muito. A etapa final foi fraca tecnicamente.
O time de Vanderlei Luxemburgo volta a campo no próximo sábado, quando vai até o interior paulista enfrentar o Guaratinguetá, às 19h10. Já o Noroeste recebe no mesmo dia, às 18h30, o Bragantino.
VAGA QUASE ASSEGURADA – No ano passado, quando o Campeonato Paulista tinha o mesmo regulamento desta temporada, a Ponte Preta foi a quarta e última classificada para as semifinais, na ocasião com 35 pontos. Como o Palmeiras já tem 36, dificilmente ficará de fora da fase decisiva do torneio.
Agora, o clube terá tempo de sobra para voltar as atenções para a Copa Libertadores, campeonato em que a situação é bem diferente. Com duas derrotas, o Palmeiras não tem nenhum ponto e ocupa a última posição do Grupo 1.
Para ainda sonhar com um lugar nas oitavas-de-final da competição continental, terá que superar o Sport no Recife, em jogo marcado para o dia 8 de abril. Nas próximas rodadas do Paulistão, Luxemburgo deverá poupar alguns atletas e até fazer algumas experiências para o confronto decisivo em Pernambuco.
Nesta terça, ele jogou com o time considerado titular e o principal desfalque foi novamente o goleiro Marcos, mais uma vez substituído por Bruno. Lenny, que para parte da torcida palmeirense já deveria ser titular, entrou somente na etapa final no lugar de Willians.
Ficha Técnica:
Palmeiras 2 x 0 Noroeste
Palmeiras – Bruno; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício Ramos e Pablo Armero; Pierre, Sandro Silva (Jumar), Cleiton Xavier e Diego Souza (Marquinhos); Willians (Lenny) e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Noroeste – Fernando Vizzotto; Max Carrasco, Anderson, Márcio Alemão e George (Cláudio); Luciano Bebê (Bruno Ferraz), Julio, Bilu e Léo Mineiro; Marinho (Leandro) e Bruno César. Técnico: Fahel Jr.
Gols – Keirrison, aos 15 e aos 20 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Milton Etsuo Ballerini.
Cartões amarelos – Willians, Pierre e Keirrison (Palmeiras); Luciano Bebê, Anderson Marques e Bruno Ferraz (Noroeste).
Renda – R$ 179.545,00.
Público – 6.117 pagantes.
Local – Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).