Foto: Ciciro Back

Atacante resolveu os problemas e está pensando apenas no futebol.

continua após a publicidade

O começo de temporada não tem sido fácil para o atacante Keirrison, mas ele vem superando os obstáculos com o carinho dos companheiros e da coordenação de futebol do Coritiba.

A prova está nos gols marcados nos dois últimos jogos. Depois de ficar no meio de uma disputa judicial entre o clube e seus procuradores, problemas familiares e até queda técnica, o artilheiro alviverde dá sinal de que voltou com tudo. Na média, K9 tem marcado mais do que no ano passado e já são oito chacoalhadas nas redes em 12 jogos este ano. E ele promete continuar assim para reconquistar a confiança da torcida.

?Desde o começo, a equipe sempre confiou em mim e fico feliz com esse carinho todo. São muitas coisas, família, problemas jurídicos e isso tirou um pouco o foco?, admite Keirrison. Por isso, a cada gol que ele marca, os jogadores correm em cima dele, o abraçam e mostram para os torcedores que o atacante está totalmente integrado ao time. ?Quando um jogador atravessa uma má fase e começa a reverter eles vão e enchem de carinho. Ele está tendo uma atitude correta. Ele está entrando em campo e fazendo o melhor e deixando essas coisas de lado?, analisa o coordenador de futebol Tonico Xavier.

E ?essas coisas? citadas são problemas familiares, um imbróglio envolvendo direitos federativos e econômicos com seus procuradores, ex-procuradores, Coritiba, Astral e Cene/MS. ?Nos outros episódios fica manchada a imagem, mas isso acabou.

continua após a publicidade

Ele está tranqüilo, relaxado e combatendo. Isso é o que a torcida adora e temos que deixar o garoto em paz?, aponta TX. Keirrison agradece. ?Estou bem, não só eu como a equipe, estamos pegando aquele ritmo de jogo e melhorando?, diz. E o foco já está somente na bola? ?Lógico, já tá focado e essas coisas não vão mais interferir porque os problemas já estão resolvidos?, aponta.

Segundo ele, o pensamento é apenas o de jogar. ?Estou bem tranqüilo e isso fica para a Justiça resolver. O que mais quero é continuar no Coritiba?, garante. Do jeito que está, K9 mostra que está voltando ao seu melhor futebol e até melhorando. No ano passado, ele precisava de mais de três jogos para fazer um gol.

continua após a publicidade

Em 2008, a cada três jogos são dois tentos marcados. ?Está melhor do que no ano passado e espero que continue assim?, projeta. O coordenador de futebol comemora. ?Como está numa fase excelente, metendo gol, isso é o que importa?, finaliza Xavier.

Coxa também está atrás de recordes

Depois do Atlético, chegou a vez do Coritiba festejar seus recordes batidos nos últimos jogos. Claro que ainda longe das 13 vitórias seguidas ou 12 no Campeonato Paranaense, mas o time tem boas chances de tentar alcançar essas marcas também. Por enquanto, os números são mais modestos, mas de encher de orgulho o torcedor. Cinco jogos sem perder, quatro vitórias seguidas sendo três goleadas consecutivas, defesa sem levar gol há mais de cinco jogos. São os números alviverdes, que voltaram a alegrar os torcedores após um princípio de crise no Alto da Glória com declínio técnico e derrotas para os rivais.

Desde que a equipe perdeu para o Paraná Clube tudo mudou, os gols começaram a sair em enxurrada com o ataque em pleno funcionamento. Segundo levantamento do Grupo Helênicos, em poucas vezes o time marcou 16 gols em apenas três jogos. Em março de 2000, o time conseguiu balançar as redes 18 vezes ao bater Francisco Beltrão (9 a 0), Poções (5 a 1) e Malutrom (4 a 1). Antes disso, em 1960, o apetite foi um pouco menor e o Coxa colocou a nocaute Palestra Itália (8 a 0), Água Verde (3 a 1) e Britânia (5 a 1). Dessa vez, a diferença é que o time não tomou um gol sequer em cinco partidas.

A maior contagem, porém, se mantém a de 1931 com goleadas sobre Paranaense (7 a 0), Aquidaban (5 a 0) e Poty (6 a 0). Os próximos compromissos da equipe na sequência da temporada são Cascavel (no domingo), Londrina (na quarta-feira) e Iguaçu (dia 9 de março). Agora, fica a expectativa para ver se algum deles vai conseguir parar o Alviverde.

Mentira – De acordo com o coordenador de futebol do Coritiba, Tonico Xavier, o clube não está contratando o meia Carlinhos Paraíba, do Santa Cruz.
O procurador do atleta, o ex-volante Dário, vem dando entrevistas em Pernambuco e citando o Coxa como o clube que quer o meia. Inclusive, que o Alviverde estaria disposto a desembolsar cerca de R$ 1 milhão pelos direitos federativos.
TX garante que é tudo mentira.

Súmula – O atacante Keirrison ganhou o gol contra marcado por Evair na quarta-feira.
O defensor, ao tentar desviar, mandou a bola para a própria rede, mas o árbitro Marco Antônio Martins (SC) entendeu que o atacante tinha a intenção de fazer o tento.

Time – O elenco do Coritiba volta aos trabalhos hoje pela manhã no Couto Pereira e o técnico Dorival Júnior não deve fazer nenhuma alteração para a partida contra o Cascavel às 16h de domingo no Olímpico Regional. À tarde, a delegação já segue para o Oeste onde fica concentrada.

Cobra cautelosa no domingo

Preocupado com a boa pontaria dos atacantes do Coritiba, o técnico Nenê Belarmino vai optar por uma escalação defensiva para o confronto do próximo domingo, no Estádio Olímpico. A equipe realiza um treino coletivo na tarde de hoje para definir a escalação.

Sem desvendar as mudanças, o treinador quer apostar no ditado de que a defesa é o melhor ataque.

?Vamos jogar contra um time grande, que está embalado e, com certeza, vem buscar a vitória para ficar cada vez melhor na tabela. E nós não pensamos diferentes. Queremos a vitória para seguir com chances de classificar?, avaliou.

O ataque Coxa marcou 16 gols nos últimos três jogos – 4 a 0 no Engenheiro Beltrão e 6 a 0 no Toledo, pelo Paranaense; e 6 a 0 na Tuna Luso, pela Copa do Brasil. Apesar das goleadas, o técnico do Coritiba, Dorival Júnior, quer os jogadores com os pés no chão. Para o treinador, a equipe ainda precisa melhorar muito para conquistar títulos na temporada.

?Como era previsto, a equipe está evoluindo, mas não podemos nos empolgar com os últimos resultado. Do mesmo modo que não queria críticas exageradas com alguns resultados no começo do ano, agora não podemos ficar muito empolgados com estas goleadas?, declarou.

Quem mais está preocupado com a artilharia Coxa é o goleiro Vilmar. Antes dos treinos de ontem ele comentou sobre os trabalhos para a partida de domingo. ?Estou trabalhando para essa média cair bastante e não ter outra goleada. Temos que acreditar na gente e buscar um bom resultado?, comentou o goleiro que fala em ?derrota honrosa? caso a vitória não venha.
Osires Jr., de Cascavel, especial para a Tribuna do Paraná