A Juventus anunciou nesta segunda-feira que pedirá a revogação do título do Campeonato Italiano da temporada 2005/2006 concedido à Inter de Milão, informou o clube em comunicado publicado em seu site oficial.
Na época, a reputação da competição foi abalada por um escândalo de manipulação de resultados que causou não apenas a perda do título da Juventus, que terminou o torneio como líder, como também o rebaixamento da equipe de Turim para a segunda divisão da Itália.
A Inter de Milão, que dentro de campo ficou com a terceira posição, acabou sendo declarada campeã depois de o Milan, então segundo colocado ao final do campeonato, também ser punido por envolvimento na manipulação de resultados.
No comunicado que publicou nesta segunda-feira, a Juventus pediu que o título fique vago após novas revelações do processo penal, chamado de Calciopoli, vincularem a Inter de Milão ao esquema de corrupção e favorecimentos. Foram confirmadas conversas entre os dirigentes do clube e representantes dos árbitros daquela edição do torneio.
A Juventus pediu “tratamento igual” ao justificar o pedido de revogação do título da Inter, que foi o único grande clube italiano que não foi punido em meio aos escândalos em 2006. Na época, enquanto a Juventus foi rebaixada,
Fiorentina, Reggina, Milan e Lazio conseguiram permanecer na Série A, mas também foram penalizados com perdas de pontos.