Em jogo apenas para cumprir tabela pela 37.ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Juventude e Figueirense ficaram no empate sem gols no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O time da casa está na oitava colocação, com 51 pontos, e já começou a rodada sabendo que não teria mais pelo que brigar na competição.
Já o Figueirense, agora com 45 pontos, se preparou para a partida sabendo que poderia precisar pontuar para escapar do rebaixamento. No entanto, o empate também por 0 a 0 entre Guarani e Luverdense, mais cedo, em Campinas (SP), garantiu a permanência da equipe catarinense na segunda divisão nacional.
Sem a preocupação de precisar do resultado para escapar do rebaixamento, o Figueirense entrou em campo mais leve e a partida que poderia ser uma decisão se tornou um amistoso de luxo.
Se por um lado essa situação deixou o jogo mais aberto e as duas equipes com menos preocupações ofensivas, por outro o duelo começou sem muita intensidade. Nenhum dos dois times fazia questão de propor jogo e pressionar em busca do gol, o que fez com que o empate persistisse até o final do primeiro tempo sem chances claras de gol.
Na segunda etapa, o ritmo do jogo se intensificou e o Figueirense passou a ser mais presente no campo de ataque. Aos 19 minutos, o time visitante até chegou a balançar as redes com João Paulo, completando bela trama ofensiva trabalhada de pé em pé, mas a jogada foi anulada por posição de impedimento do atacante.
O Juventude também tentava assustar o goleiro Saulo, mas mostrava dificuldades para fazer com que a bola chegasse com qualidade ao atacante Tiago Marques, muito isolado no comando de ataque.
No final, o Figueirense ainda teve mais um gol anulado com Zé Antônio completando cruzamento de João Paulo, mas novamente o jogador da equipe visitante estava impedido e o jogo terminou mesmo em 0 a 0.
O Juventude fecha a sua participação na Série B nesta terça-feira, quando enfrenta o Santa Cruz, no estádio do Arruda, no Recife, pela 38.ª e última rodada. No sábado, dia 25, o Figueirense recebe o Paysandu, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 0 x 0 FIGUEIRENSE
JUVENTUDE – Matheus Cavichioli; Bruno Ribeiro, Micael, Maurício e Pará; Mateus Santana, Diego Felipe, Wallacer (Wesley Natã), Ramon (João Paulo) e Felipe Lima (Yago); Tiago Marques. Técnico: Antônio Carlos Zago.
FIGUEIRENSE – Saulo; Pereira, Naylhor (Marquinhos), Henrique Trevisan e João Lucas; Zé Antônio, Dudu Vieira, João Paulo (Guilherme Lazaroni) e Renan Mota (Ferrugem); Jorge Henrique e Henan. Técnico: Milton Cruz.
CARTÕES AMARELOS – Pará, Diego Felipe e Wesley Natã (Juventude); Zé Antônio (Figueirense).
ÁRBITRO – Dyorgines José Padovani de Andrade (ES).
RENDA – R$ 22.310,00.
PÚBLICO – 2.414 pagantes.
LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).