O juiz Rafael da Silva Marques, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ampliou nesta segunda-feira os efeitos de uma liminar que havia concedido ao Sindicato dos Atletas Profissionais na semana passada, e determinou que os jogos de futebol no Rio Grande do Sul previstos para o período das 18 horas às 19h30 só sejam iniciados se a temperatura for inferior a 35ºC.
A justificativa para a determinação, que atinge principalmente o Campeonato Gaúcho, é a necessidade de preservar a saúde do trabalhador, evitando submetê-lo ao desgaste físico de uma partida sob as altas temperaturas do verão gaúcho.
Desde a última sexta-feira, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estava impedida de iniciar jogos entre as 10 e as 18 horas. Para atender à liminar, a partida Universidade x Grêmio foi adiada das 17 para as 19 horas de domingo.
O TRT ainda incluiu a CBF na determinação, o que forçará a entidade a mudar o horário de Cerâmica x Paraná, pela Copa do Brasil, previsto para as 16 horas desta quarta, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Além disso, condicionou o início das partidas marcadas para depois das 18 horas à verificação, pelo árbitro, de que a temperatura não supera os 35 graus. Depois do horário limite das 19h30, os jogos poderão começar sob qualquer temperatura.
A multa por eventual desobediência é de R$ 150 mil e mais R$ 5 mil por atleta que estiver em campo. O juiz também marcou uma audiência de conciliação ou contestação com os interessados para o dia 25 de fevereiro. A Federação Gaúcha promete tentar cassar a liminar.