Juraci vence a 3ª etapa do Troféu Brasil de Triatlo

O líder do 15.º Troféu Brasil de Triatlo, Juraci Moreira (Brasil Telecom), foi o vencedor da terceira etapa da temporada 2005, realizada ontem pela manhã, no Condomínio Alphaville, em Goiânia. O paranaense fez a prova em 1h48min59s. O brasiliense Leandro Macedo (Pão de Açúcar/Mizuno) e o goiano Santiago Ascenço (Celg/Proesporte/ Agel/Pão de Açúcar/Mizuno/DPA) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Juraci disse que o percurso foi puxado, mas, mesmo assim, conseguiu vencer com certa vantagem, de mais de 2 minutos. "Fiquei muito feliz de vencer aqui, a cidade é muito bonita. A prova tem que continuar na cidade. O fato de ter um atleta goiano, o Santiago, um grande amigo meu, valoriza a prova", avalia o campeão. Segundo ele, este ano, está competindo apenas no Brasil, mas em 2006 pretende entrar no circuito mundial e chegar em 2007 com chance de medalha no Pan-Americano. Para 2008, ele visa às Olimpíadas.

Leandro Macedo, que é técnico de Juraci, disse que ficou muito satisfeito com o resultado, já que não disputou a primeira etapa e não terminou a segunda. Macedo elogiou o asfalto em ótimas condições e destacou o fato de o triatleta não entrar em contato com carros em nenhum momento, já que a pista foi totalmente interditada para qualquer tipo de veículo. Esse é também um dos grandes destaques feito pelo goiano Santiago Ascenço. "Sou suspeito para falar, já que essa é a minha terra, mas esse é o melhor circuito do país", afirmou.

Na avaliação de Santiago, foi a corrida quem decidiu a prova. "Na natação e no ciclismo todo mundo saiu-se igual, mas a corrida quem fez a diferença." Com o resultado de hoje, Santiago continua na vice-liderança do Troféu. "Quando estamos falando de esporte de alto nível, o mínimo faz toda a diferença, por isso a prova foi tão disputada. Continuo na briga".

No feminino, a brasiliense Aglaé Menezes (sem patrocínio), que não tinha participado de nenhuma etapa até agora, fez a prova no menor tempo: 2h09min48s. Em seguida, chegou Ana Cristina Boccanera (Mizuno/Scott) e Vanessa (Isma/Mizuno/Nutri Sporte/Cia Athlética). A brasiliense Mariana Ohata, uma das favoritas, foi surpreendida pela quebra do câmbio da bicicleta e teve de abandonar a prova. "Foi uma pena. Nadei com os meninos praticamente, saí da água entre as cinco primeiras, mas o câmbio soltou da bicicleta e entrou na roda", lamenta.

Núbio Almeida, da NA Sports, promotora do Troféu Brasil de Triathlon, avaliou a estréia em Goiânia de maneira muito positiva. "O feedback dos atletas não poderia ser melhor. A opinião deles é unânime em relação à ótima qualidade do percurso tanto do ponto de vista técnico quando de desafio, sem falar na excelente condição do asfalto e do belo local da prova.

A competição contou com 237 atletas inscritos de todos os estados do Brasil, nas categorias profissional, elite amador, executivo amador e amador. As próximas etapas do Troféu, sete no total, são: 4.ª etapa, 21 de agosto (Nova Lima/MG); 5.ª etapa, 18 de setembro (Santos); 6.ª etapa, 23 de outubro (São Paulo/SP); 7.ª etapa, final, 4 de dezembro (Santos/SP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo