Depois de dois árduos anos na “corrida olímpica”, em busca da quarta classificação seguida aos Jogos, o triatleta brasileiro Juraci Moreira (Novac Sports/Asics) está curtindo merecido descanso. Integrante da seleção brasileira nas três olimpíadas em que o triathlon fez parte, sendo o melhor latino-americano em Pequim 2008, Juraci já pensa no futuro. Agora, pela primeira vez, em 12 anos, a disputa olímpica não estará como prioridade.
Nas duas primeiras semanas, após a última atuação, no Mundial em Madrid, na Espanha, Juraci ficou totalmente parado, sem atividade física alguma, o maior período que já ficou assim, desde o início de sua carreira. “Agora, inicio uma fase de retorno muito leve aos treinos físicos, mas ainda com atividades esportivas auxiliares e não especificamente nadar, pedalar e correr”, adianta o triatleta de Curitiba/PR, mas que atualmente mora em Campinas/SP.
No mês de agosto, Juraci Moreira, que é sargento do Exército, teria o Campeonato Mundial Militar, na Suíça, mas conseguiu a liberação para a sua recuperação plena. “Tive uma conversa muito boa com o chefe da equipe militar, o tenente coronel La Porta (Marco Antônio de Mattos La Porta Júnior) e fui dispensado desta participação com o intuito de poder fazer muitas disputas em nome do Exército Brasileiro no futuro, ainda como atleta de elite. Fiquei muito feliz com esse total apoio e compreensão que recebi”, conta.