Com uma relação e importância histórica em sua carreira, o atual hexacampeão brasileiro na categoria elite, Juraci Moreira (Sanepar Paraná/ Novac Sports/ Asics), está de volta ao Sesc Triathlon Caiobá, que terá a sua 26.ª edição no domingo, em Matinhos. “O Sesc Caiobá é referência em provas de triathlon no Brasil pelo tratamento dado pela organização aos atletas e é um exemplo para outros organizadores. Para mim, é a melhor competição da modalidade do País e, com certeza, está entre as melhores do Mundo”, elogia.

continua após a publicidade

Pentacampeão em 1999, 2000, 2004, 2006 e 2008, ele compete preparado para festejar o sexto título. Foi justamente nessa prova, há 21 anos, que Jura decidiu ingressar no triathlon, garantindo nessa trajetória grandes conquistas e o sonho de criança de chegar à olimpíada. Na verdade, até agora, foram três participações em Jogos Olímpicos (sendo o melhor latino-americano em Pequim/2008). E hoje, pode se orgulhar de estar entre os grandes nomes da história do esporte, sendo que em 2013 chegou ao inédito hexacampeonato nacional.

Na prova paranaense, foram 17 participações, a última em 2010, quando teve o pneu de sua bicicleta furado, obrigando-o a ficar de fora da briga por mais uma vitória. “Sesc Caiobá é competir em casa. É sempre muito bom. Como Guaratuba, Caiobá é uma praia de veraneio onde passei muitos verões desde criança e foi lá onde conheci o triathlon, em 1993. Na época só praticava natação e fui assistir a prova e fiquei impressionado com aquele esporte. Naquele dia resolvi que iria ser um triatleta”, conta.

continua após a publicidade