Júlio César já está melhor.

Arequipa, Peru – O goleiro Júlio César praticamente garantiu sua permanência na seleção brasileira que está no Peru para a disputa da Copa América. Ele treinou ontem à tarde e não deverá ser cortado. O arqueiro sentia um problema muscular na coxa esquerda e sua situação seria definida até o final da noite de ontem.

O meia Júlio Baptista, por sua vez, ainda sente dores do tendão de Aquiles do pé direito e segue sem treinar com o restante do grupo. O atleta fez apenas um trabalho de bicicleta no hotel onde a equipe está hospedada.

A seleção está no grupo C da competição e estréia na próxima quinta-feira, diante do Chile, ás 21h45m (de Brasília). A equipe voltará a jogar no domingo, às 17h, contra a Costa Rica e termina a primeira fase na quarta-feira da semana que vem, enfrentando o Paraguai, às 21h45m.

Copa América

O mais antigo torneio de seleções do mundo começa hoje, no Peru. É a Copa América, que entra na sua 41ª edição, colocando frente a frente velhas rivalidades do futebol no continente e dois convidados que aos poucos tornam-se visitantes tradicionais: México e Costa Rica.

Seguindo o exemplo das últimas edições, a Copa América distribuiu seus 12 participantes em três chaves: Grupo A (Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela); Grupo B (Argentina, Equador México e Uruguai) e Grupo C (Brasil, Chile, Costa Rica e Paraguai).

Dois jogos do Grupo A abrem hoje a Copa América: Venezuela x Colômbia (19h30, de Brasília) e Peru x Bolívia (21h45). O Brasil estréia na quinta-feira contra o Chile (21h45).

Na primeira fase, que vai até o dia 14 de julho, as seleções jogam entre si dentro da própria chave, em turno único. Classificam-se para as quartas-de-final as duas melhores equipes de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados no geral. A decisão do título acontece no dia 25 de julho, em Lima.

88 anos de história

Antigo Campeonato Sul-Americano, o torneio foi criado pela Argentina em 1916, como parte das comemorações de seus 100 anos de independência. Brasil, Chile e Uruguai foram os países convidados para a competição. Grande força do futebol no continente, na época, a equipe uruguaia sagrou-se campeã, deixando os anfitriões com o vice.

Vagner Love “arrasa” na seleção

Arequipa – O atacante Vagner Love marcou quatro gols e foi o grande destaque do treino coletivo da seleção brasileira, ontem à tarde, no Estádio Mariano Melgar, em Arequipa. Os reservas venceram os titulares por 4 a 2 – Ricardo Oliveira ainda teve um gol anulado pelo técnico Carlos Alberto Parreira. Se o lance valesse, a goleada dos suplentes teria sido maior. Adriano e Alex descontaram para a equipe principal.

Aos poucos, com suas trancinhas verdes e seu estilo despojado, Vagner Love foi tomando conta do treino. Deu muito trabalho aos zagueiros Luisão e Juan e ao goleiro Fábio. Sempre pronto a concluir as jogadas, conseguiu mostrar precisão nas finalizações. Acabou aplaudido pelo público que ontem compareceu em maior número ao estádio. “Quis mostrar que não estou tímido. Respeito todo mundo que está na seleção”, disse Vagner.

Ele foi um dos mais procurados pela imprensa peruana para entrevistas após o treino e não disfarçava a alegria. Ainda assim, manteve equilíbrio suficiente para afirmar que seu objetivo na estréia do Brasil na Copa América, quinta-feira, contra o Chile, é o de se manter entre os 18 relacionados para a partida. Parreira convocou 22 atletas e, a cada jogo, tem de deixar quatro deles fora da súmula.

O treino foi bom e mostrou os dois times muito dispostos, com jogadas rápidas e boa presença dos dois goleiros – Fábio e Júlio César.

Parreira orientou várias vezes a defesa titular para apertar na marcação e não ficou satisfeito com o rendimento da equipe – muito embora, ressalte sempre, não se deixe levar pelo resultado de coletivos.

Debaixo de sol e já mais adaptados à altitude de Arequipa, as duas equipes não sofreram como na véspera, quando os jogadores mal conseguiam dar um pique. O coletivo teve 1h05 de duração e não houve mudanças no time titular. Entre os reservas, atuaram dois atletas do Atlético Universidad, clube de Arequipa. Parreira pretende realizar hoje a mesma atividade. Ele espera agora pela recuperação de Júlio Baptista, que está com tendinite, para ter novamente os 22 atletas à disposição.

continua após a publicidade

continua após a publicidade