A saltadora carioca Juliana Veloso carimbou ontem o passaporte para as Olimpíadas de Atenas, na disputa da Copa do Mundo, seletiva olímpica realizada no mesmo local onde acontecerão os Jogos Olímpicos.
Juliana ficou em 14.º lugar na semifinal da plataforma de 10 metros, a apenas duas posições de se classificar para a final da modalidade. Mas o resultado foi o suficiente para garanti-la na maior competição esportiva do planeta.
“Estou muito feliz em já estar nas Olimpíadas, mas acho que poderia ter ido um pouco melhor, conseguindo a vaga para a final. O frio atrapalhou um pouco e dá para sentir um friozinho tanto fora como dentro da piscina, disse Juliana, que ainda compete amanhã, na prova de trampolim de 3m.
“Agora vou me concentrar no trampolim, que não é minha especialidade e por isso não vou criar expectativas e como as saltadoras que competirão comigo são especialistas, a obrigação é toda delas”, concluiu a saltadora, bronze na prova em Santo Domingo.
Segundo as regras da Federação Internacional de Natação (FINA) 34 atletas podem disputar o torneio de saltos ornamentais dos Jogos Olímpicos. Os 12 primeiros saíram do mundial de Barcelona, em julho do ano passado. Já as outras 22 vagas estão sendo definidas nesta etapa da Copa do Mundo.
A Copa do Mundo de Saltos prossegue hoje com a disputa no trampolim de 3 metros masculino, que terá a participação dos brasileiros César Castro e Cassius Duran. As eliminatórias serão de 5h às 7h; as semifinais, de 10h às 11h15, e as finais, de 15h15 às 16h30.