As duplas brasileiras faturaram duas medalhas na chave feminina da etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, mas viram as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross fazerem a festa e ficarem com o título na China. Juliana e Larissa foram vice-campeãs e Talita e Maria Elisa terminaram a participação em terceiro lugar.
Campeãs da etapa de abertura do Circuito Mundial, em Brasília, Juliana e Larissa venceram Talita e Maria Elisa por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/11, nas semifinais. Na decisão, porém, perderam para Kessy e Ross, atuais campeãs mundiais, por 2 sets a 1, com parciais de 15/21, 21/16 e 15/12.
Apesar da derrota, Juliana e Larissa estão na liderança do ranking do Circuito Mundial, com 1.140 pontos, contra 1.020 de Kessy e Ross. “Agora vamos nos preparar para a próxima etapa que será na Itália em duas semanas. A temporada internacional está apenas começando e ainda estamos buscando nosso melhor condicionamento físico”, disse Larissa.
Superadas nas semifinais, Talita e Maria Elisa superaram as norte-americanas Misty May e Nicole Branagh por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 17/21 e 15/11. “Foi uma partida complicada, mas estávamos bastante focadas em busca da medalha de bronze. A evolução do time é nítida. Estamos no caminho certo. O pensamento agora é na etapa italiana”, afirmou Maria Elisa.
A etapa de Roma, programada para acontecer entre os dias 17 e 22 de maio, será o primeiro em formato Grand Slam na temporada do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Este tipo de competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas. Na competição, o Brasil terá seis representantes. Três duplas estão garantidas no torneio principal: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina. As outras três, Ângela/Val, Vivian/Taiana e Lili/Luana, iniciam a participação no country-cota.