Juliana e Larissa conquistaram o pentacampeonato do Circuito Mundial de vôlei de praia, neste sábado, ao faturarem a medalha de ouro na disputa de Kristiansand, na Noruega. A dupla brasileira assegurou o título com quatro etapas de antecipação.
Elas alcançaram a soma de 6.660 pontos no ranking mundial e não poderão mais ser superadas pelas compatriotas Maria Elisa e Talita, que ocupam a segunda colocação no Circuito. O título deste sábado garantiu ainda a soberania das brasileiras na competição, com 36 medalhas de ouro conquistadas, contra 35 das americanas Walsh e May.
Com o feito, a dupla igualou o desempenho dos pentacampeões Ricardo e Emanuel. Na história do Circuito, Juliana e Larissa só estão atrás agora das hexacampeãs Adriana Behar/Shelda. A dupla vencedora neste sábado faturou os títulos também em 2005, 2006, 2007 e 2009. Em 2008, Juliana sofreu uma lesão no joelho e impediu a sequência de conquistas.
No caminho para o quinto título, a dupla precisou de duas vitórias neste sábado. A primeira foi sobre as irmãs Maria Clara e Carol, por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 24/22. Na final da etapa, Juliana e Larissa derrotaram as chinesas Zue e Zhang Xi por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/20, em 43 minutos de jogo.
A medalha de bronze na etapa norueguesa ficou com as brasileiras Maria Clara e Carol. Após a eliminação na semifinal, elas derrotaram as norte-americanas Kessy e Ross por 2 sets a 1, parciais de 13/21, 21/19 e 15/08.
A próxima etapa do Circuito será disputada na Finlândia. Três duplas brasileiras disputarão o country-cota, eliminatória entre os países, a partir de segunda-feira: Ângela/Val, Taiana/Vivian e Lili/Luana. Na chave principal, o Brasil já tem três parcerias garantidas: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina.