Com a vitória por 2 sets a 0, com duplo 21/17, sobre Talita e Maria Elisa na decisão 100% brasileira, neste sábado, pela Etapa de Stavanger, na Noruega, as atuais campeãs pan-americanas Juliana e Larissa garantiram não só a medalha de ouro da competição, como também o recorde de títulos entre duplas femininas do Brasil no Circuito Mundial e ainda retomaram a liderança do ranking internacional.
A dupla campeã chegou a 32 conquistas desde 2004, quando subiram juntas ao pódio pela primeira vez no Circuito Mundial, na etapa espanhola de Mallorca. O número das campeãs pan-americanas é agora superior ao das vice-campeãs olímpicas Adriana Behar e Shelda, que venceram juntas 31 etapas da competição internacional.
As recordistas absolutas de medalhas de ouro no Circuito Mundial são as bicampeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May, dos EUA, com 35 conquistas. Os brasileiros Ricardo e Emanuel venceram 34 competições em parceria entre 2002 e 2009.
“É uma honra ultrapassar uma marca alcançada por atletas que também foram nossas referências no início da carreira. Ficamos felizes por conquistar essa medalha de ouro em Stavanger e ter nosso trabalho comparado a grandes nomes do vôlei de praia como Shelda e Adriana Behar. É uma grande responsabilidade e, a cada torneio, estipulamos desafios para carreira. Espero que eu e Larissa possamos continuar batendo recordes, números importantes e lutando por medalhas”, disse Juliana.
Além da marca histórica, Juliana e Larissa garantiram também a liderança do ranking mundial após o título do Grand Slam norueguês. As brasileiras somam agora 3.660 pontos e ultrapassaram as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross, que têm 3.440. Talita e Maria Elisa estão em terceiro lugar, com 2.940 pontos.
“Essa medalha de ouro vai ficar marcada em nossa carreira. Fizemos essa final em Stavanger contra Maria Elisa e Talita, que têm sido adversárias sempre competitivas, e conseguimos superar números de brasileiras importantes do nosso esporte. Isso mostra como o Brasil é uma das potências do vôlei de praia. Eu e Juliana nos dedicamos muito para enfrentar as dificuldades e alcançar nossos objetivos. Estou muito feliz por tudo isso”, afirmou Larissa.
Em Stavanger, foi a segunda vez que Juliana e Larissa subiram ao lugar mais alto pódio. Antes, as brasileiras venceram em 2006. No ano passado, quando a cidade norueguesa recebeu o Campeonato Mundial, as brasileiras ficaram em segundo lugar, atrás das norte-americanas Kessy e Ross.
Nas semifinais, Juliana e Larissa derrotaram May e Branagh, dos EUA, por 2 sets a 0, com duplo 21/19, enquanto Talita e Maria Elisa passaram por Klapalova/Hajeckova, da República Checa, no tie-break: 21/17, 19/21 e 15/9. Na disputa de terceiro lugar, as norte-americanas derrotaram as checas por 2 a 1 (21/12, 16/21 e 15/8) e garantiram o bronze.
Depois de Stavanger, a próxima parada do Circuito Mundial de Vôlei de Praia será o Grand Slam de Gstaad, na Suíça.