Brasília – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle externo do Poder Judiciário, adiou para o dia 19 de dezembro o julgamento de cinco reclamações feitas contra o desembargador e presidente do STJD, Luiz Zveiter. Iniciado na semana passada, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do conselheiro Jirair Meguerian.
O CNJ havia anunciado que a retomada do julgamento seria ontem. Mas Jirair Meguerian disse que isso não foi possível porque recebeu as reclamações apenas na sexta e não teve como estudá-las a tempo.
Por enquanto, 3 dos 15 integrantes do CNJ já se posicionaram contra a possibilidade de Zveiter acumular os cargos de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e de presidente do STJD.
A expectativa é de que a maioria dos integrantes do conselho seguirá essa tendência, o que obrigaria Zveiter a desistir de um dos cargos que ocupa.
Relator das reclamações, o corregedor do CNJ, Antônio de Pádua Ribeiro, votou na semana passada e disse que ?aos juízes é vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério?.