O Brasil conquistou mais três medalhas de ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro neste domingo. Depois da vitória de Érika Miranda no sábado, foi a vez de Leandro Guilheiro (categoria até 81kg), João Gabriel Schlittler (acima de 100kg) e Mayra Aguiar (até 78kg) subirem ao lugar mais alto do pódio.
Com as vitórias, os judocas somaram pontos importantes no ranking geral utilizado como critério de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ao todo, a equipe brasileira somou 11 medalhas no Rio, ficando na segunda colocação geral, superando até o Japão, com 10.
A primeira medalha de ouro deste domingo foi conquistada por Leandro Guilheiro. Na decisão, ele obteve um wazari e superou o russo Ivan Nifontov, campeão do Mundial de Roterdã em 2009, que estava mais descansado por não ter disputado a semifinal – seu rival desistiu da luta por conta de lesão.
Na sequência, Mayra Aguiar brilhou no tatame ao derrotar a americana Kayla Harrison, campeã mundial, por ippon. Antes do golpe decisivo, ela já havia somado um yuko e um wazari. Antes, Mayra já havia conseguido um ippon na semifinal, em uma luta equilibrada com a francesa Audrey Tcheumeo.
O último a subir no tatame foi o carioca João Gabriel Schlittler, que empolgou a torcida local. Na final da categoria acima de 100kg, o judoca superou o compatriota Daniel Hernandes por wazari e garantiu o quarto ouro brasileiro no Grand Slam. Hernandes levou a prata.
A medalha de ouro teve gosto de “volta por cima” para Schlittler. Ele havia ficado de fora nas seletivas para a etapa do Rio, mas ganhou uma vaga de última hora na equipe brasileira, para substituir Leandro Gonçalves.
Além dos três campeões, subiram ao pódio Hugo Pessanha (até 90kg), Tiago Camilo (até 90kg), Maria Portela (até 70kg) e Rochele Nunes (acima de 78kg). Os quatro judocas levaram a medalha de bronze. No sábado, Sarah Menezes (até 48kg) e Rafaela Silva (até 57kg) faturaram a prata.