Judocas brasileiros acirram disputa caseira por Londres

O desempenho brasileiro no Mundial de Judô que terminou neste final de semana em Paris não alterou as fortes perspectivas para que o Brasil tenha um atleta em cada categoria nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Por enquanto, em apenas um peso isso não aconteceria. Desta forma, a briga por classificação passa a ser “caseira”.

Na categoria até 90kg, Hugo Pessanha foi à sétima posição no ranking e ultrapassou Tiago Camilo, o oitavo: 850 pontos para um, 812 para o outro. Só um deles poderá representar o País na Olimpíada. Situação idêntica na categoria até 100kg, em que Leonardo Leite, 19.º do ranking, ultrapassou Luciano Corrêa, o 20.º. Eles estão separados por apenas 24 pontos: 520 a 496. Entre os homens, os 22 primeiros se garantem em Londres.

A única categoria em que o Brasil não teria representantes na Olimpíada se a definição fosse hoje seria a feminina até 70kg. Nela, Maria Portela é a 20.ª colocada, sendo que só 14 se garantem em Londres pelo ranking entre as mulheres. Mesmo considerando que só uma atleta por País pode se classificar, ainda assim a brasileira ficaria em 16.º, a dois postos do limite.

Outras brasileiras que correm maior risco de ficar de fora da Olimpíada são Maria Suelen Altheman (mais de 78kg) e Mariana Silva (até 63kg). Elas estão, respectivamente, em 18.º e 19.º do ranking e só estariam em Londres porque ganham posições pela regra de que apenas um atleta por País pode ser inscrito.

Os medalhistas do Brasil em Paris mantiveram-se entre os primeiros do ranking em seus pesos. Leandro Guilheiro, bronze na França, segue como segundo do mundo na categoria até 81kg. Ele tem que manter o posto para garantir que só enfrentará o coreano Kim Jae-Bum, líder neste peso, numa possível final olímpica.

Sara Menezes, bronze na categoria até 48kg, pulou do quarto para o terceiro lugar do ranking. As duas judocas à sua frente são japonesas e só uma irá a Londres. Desta forma, ela só a encontraria também numa final olímpica. Mayra Aguiar, bronze até 78kg, segue na quinta posição do ranking, enquanto Leandro Cunha (prata até 66kg) e Rafaela Silva (prata até 57kg), que estavam em sétimo, ganharam uma posição em suas categorias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo