A judoca Sarah Menezes (até 48kg) conquistou neste sábado a medalha de prata na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Na final, a brasileira foi derrotada pela japonesa Haruna Asami por wazari (três punições).
Sarah estreou com vitória sobre a belga Amelie Rosseneu, que sofreu uma punição. Depois, ela superou a russa Gayane Arutyunyan e a romena Carmen Bogdan, ambas por ippon. Nas semifinais, ela ganhou da japonesa Soko Ibe por wazari.
“A Sarah Menezes sentiu muito a primeira luta. Não respirou direito e com isso acabou cansando. A belga é uma atleta bem conhecida pela Sarah, mas ela se recuperou e a partir daí engrenou na competição. A vitória na semifinal merece destaque, pois a japonesa era canhota, o que geralmente é uma dificuldade, mas a Sarah foi super bem. Na decisão, a adversária teve mais oportunidades”, avaliou a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos.
As outras brasileiras tiveram desempenho ruim em Budapeste. Ketleyn Quadros e Daniela Ponzoi foram eliminadas na segunda luta. Já Andressa Fernandes perdeu logo na estreia.
Na Copa do Mundo de Viena, na Áustria, Alex Pombo (até 66kg)foi derrotado na disputa da medalha de bronze por Tarian Karimov, do Usbequistão. Já Ricardo Ayres foi eliminado ao perder na segunda luta, enquanto Breno Alves foi derrotado na estreia.