No primeiro dia de disputa do Mundial de Judô, realizado no Palais Omnisports de Bercy, em Paris, Leandro Cunha perdeu na final para Masashi Ebinuma, neste terça-feira, e ficou com título de vice-campeão do mundo na categoria até 66 kg – mesmo feito que alcançou no Mundial de 2010, no Japão. Com um ippon, o judoca japonês superou o brasileiro e conquistou a medalha de ouro.
Leandro Cunha teve um caminho longo para chegar à final. Em sua primeira luta o meio-leve superou o armênio Armen Nazian e avançou para a terceira rodada por ter conseguido dois yuko.
Na sequência, o paulista venceu o georgiano Shalva Kardava e o coreano Jeong-Hwan (este no golden score) para chegar às quartas de final. O judoca brasileiro alcançou a quarta vitória na competição diante do britânico Colin Oates.
Aplicando um uchi-mata, Leandro Cunha conseguiu o ippon, superou Oates e avançou para a semifinal, onde superou Rok Draksik com um yuko. Na final, ele não conseguiu superar o japonês Masashi Ebinuma e ficou com a prata.
As medalhas de bronze foram conquistadas pelos judocas Musa Mogushkov, da Rússia, e Jun-Ho Cho, da Coreira do Sul. O russo venceu o britânico Colin Oaetes, enquanto o asiático se impôs contra Draksik.
Sara perdeu
A judoca Sarah Menezes foi derrotada, nesta terça-feira, pela japonesa Haruna Asami, líder do ranking e campeã mundial em 2010, na semifinal do Mundial de Judô, realizado no Palais Omnisports de Bercy, em Paris.
Com apenas 1min18 de duelo, Asami aplicou um rápido contra-ataque e superou a atleta brasileira por ippon para garantir vaga na final da categoria até 48 kg feminina.