A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou nesta terça-feira a lista de 13 atletas que representarão o País no Campeonato Mundial, em Roterdã, na Holanda, entre 26 e 30 de agosto. As principais novidades são as ausências de João Derly, bicampeão mundial, e Ketleyn Quadros, medalhista de bronze em Pequim.
A ausência de Derly é explicada por uma questão física. Ele sofreu lesões musculares no abdômen e na coxa no início do mês, e corria contra o tempo para se recuperar. Como estaria sem ritmo de treinos, a comissão técnica optou por cortá-lo da equipe. Para seu lugar na categoria meio-leve (até 66kg), foi chamado Leandro Cunha.
O caso de Ketleyn Quadros, dona da única medalha olímpica do judô feminino, é diferente. Depois do surpreendente bronze em Pequim, ela perdeu rendimento e ainda não conseguiu voltar à melhor forma. Para seu lugar, na categoria leve (até 57kg), foi convocada Rafael Silva.
Outra ausência importante na seleção brasileira será do meio-médio Flávio Canto. O medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas foi preterido em nome de Nacif Elias, de 20 anos, uma das revelações da modalidade.
Apesar das novidades, a lista também terá nomes consagrados, como os campeões mundiais Tiago Camilo e Luciano Corrêa, e Leandro Guilheiro, medalista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim.
Confira a lista de convocados:
Feminino:
Sarah Menezes (até 48kg)
Érika Miranda (até 52kg)
Rafaela Silva (até 57kg)
Danielli Yuri (até 63kg)
Maria Portela (até 70kg)
Rochelle Nunes (mais de 78kg)
Masculino:
Denílson Lourenço (até 60kg)
Leandro Cunha (até 66kg)
Leandro Guilheiro (até 73kg)
Nacif Elias (até 81kg)
Tiago Camilo (até 90kg)
Luciano Corrêa (até 100kg)
Daniel Hernandes (mais de 100kg)