Os judocas brasileiros dominaram o segundo dia de disputas da etapa Copa do Mundo de Judô em Belo Horizonte. Neste domingo, foram seis medalhas de ouro, com aproveitamento de 100% nas categorias masculinas.
Na categoria ligeiro (até 60kg), Leandro Cunha superou o austríaco Andreas Mitterfellner na decisão para ficar com o primeiro lugar. Entre os leves (até 73kg), Leandro Guilheiro derrotou o israelense Yoel Razvozov na disputa pelo ouro.
Nas outras cinco categorias disputadas neste domingo, judocas do País decidiram o título entre si, garantindo assim as medalhas de ouro e prata. Entre os meio-médios (até 83kg), Flávio Canto entrou como favorito, mas acabou vencido por Guilherme Luna na decisão.
Na disputa dos médios (até 90kg), Tiago Camilo confirmou sua condição de campeão mundial contra Eduardo Santos e também ficou com o ouro. Outro campeão mundial, Luciano Correa, superou Leonardo Ferreira Leite para levar o título na categoria meio-pesado (até 100kg).
Entre os pesos pesados (acima de 100kg), Daniel Hernandez – único brasileiro campeão no Grand Slam do Rio, há uma semana – foi derrotado por Walter Santos e teve de se contentar com a prata.
Nas categorias femininas, o sucesso brasileiro não se repetiu. O melhor desempenho foi a medalha de prata de Maria Portela (médio, até 70kg). Ela foi derrotada na decisão pela canadense Juliana Robra.
Após dois dias de disputas em 14 categorias, o Brasil encerra a etapa da Copa do Mundo de Belo Horizonte com liderança tranquila no quadro de medalhas. Os judocas do País ganharam nove ouros, oito pratas e 14 bronzes, num total de 31 medalhas. A segunda colocação ficou com a Alemanha, que conquistou três ouros, duas pratas e dois bronzes.