A seleção brasileira de judô teve bom desempenho no primeiro dia do Open de Miami, nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, o País garantiu quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma da prata e outra de bronze. Sete categorias tiveram suas chaves disputadas nesta sexta. As outras sete serão realizadas no sábado.
O jovem Allan Kuwabara, que vinha de medalhas de bronze nas etapas Open de Buenos Aires e San Salvador, ganhou seu primeiro ouro na categoria até 60kg. O judoca de 22 anos venceu quatro lutas para garantir o título, só a primeira delas por ippon.
A outra medalha de ouro veio com outra revelação. Eleudis Valentim, também de 22 anos, ganhou na categoria até 52kg, repetindo o título conquistado em Buenos Aires. Nesta sexta, também passou por quatro adversárias, derrubando por ippon a norte-americana Cammi Kaichi na final.
Diferente do Open realizado em Santiago, na semana passada, quando o Brasil foi representado apenas por atletas que viajaram por conta própria, desta vez a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) enviou atletas da sua seleção. Mas o time que está em Miami é o reserva, enquanto os titulares treinam para o Mundial.
Na categoria até 48kg, Gabriela Chibana fez final, mas perdeu para a mexicana Edna Carrillo, ficando com a prata. Katherine Campos perdeu na semifinal da categoria até 63kg, mas se recuperou e terminou com o bronze. Raquel Silva (52kg) terminou em sétimo.
Entre os homens, Mauro Moura (73kg) perdeu na segunda luta, mesmo resultado de Vinicius Sakamoto, que ainda terminou em sétimo.
No sábado o Open de Miami continua com a disputa de sete chaves. A seleção brasileira é representada por Nadia Merli (70kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Hugo Pessanha (100kg), entre outros.