O Brasil já tem dois boxeadores classificados para as oitavas de final do Mundial de Boxe de Almaty (Casaquistão). Nesta sexta-feira, depois de o campeão do mundo Everton Lopes vencer seu confronto de estreia na categoria meio-médio ligeiro, Juan Nogueira conquistou vitória por pontos, sobre o norte-americano Michael Hilton.

continua após a publicidade

Juan foi um dos dois únicos brasileiros que não ficaram de bye na primeira rodada. Ele estreou na segunda-feira, vencendo Ainar Karlson, da Estônia, e fez nesta sexta o seu segundo confronto.

Na análise unânime dos árbitros, o peso pesado brasileiro perdeu o primeiro round para Hilton, mas foi melhor que o norte-americano nos dois assaltos seguintes, vencendo a luta por 29 a 28 nos pontos. Na próxima rodada, segunda, ele enfrenta o russo Evgeny Tishchenko.

continua após a publicidade

 

Nesta sexta-feira, três brasileiros sobem aos ringues. Medalhista de prata nos Jogos de Londres/2012, Esquiva Falcão estreia nos pesos médio contra Vitali Bandarenka, da Bielo-Rússia. Assim como Everton, ele é o primeiro favorito ao título.Robenilson de Jesus faz sua primeira luta no peso galo diante de Reda Benbaziz, da Argélia. Já o mosca-ligeiro Patrick Lourenço encara Tanes Ongjunta, da Tailândia.

continua após a publicidade

A partir desta temporada, a pontuação do boxe amador segue o padrão do boxe profissional, com os juízes dando pontos por round. Antes a contagem levava em consideração apenas o número de golpes aplicados na cabeça. Este também é o primeiro Mundial com os atletas lutando sem proteção na cabeça. Das 24 lutas desta quinta-feira, porém, só duas terminaram por nocaute.