Muito mais do que um simples amistoso, o Atlético enfrenta a seleção brasileira sub-20 de olho nas Olimpíadas do ano que vem. Com vários jogadores com idade de entrar no time que vai tentar o ouro olímpico, a partida de hoje deverá ser chave para as pretensões de Dagoberto, Ivan, Isaías e companhia. O encontro está programado para as 16 horas, na Arena, e o técnico Osvaldo Alvarez quer usar o teste para entrosar a equipe na seqüência do campeonato brasileiro.
“É uma oportunidade boa para todos eles, nós temos vários jogadores com idade para sub-23 e sub-20, então passa a ser um jogo importante na nossa preparação e muito importante para os jogadores se motivarem um pouco mais e poderem mostrar seu potencial na seleção”, analisa Vadão. O treinador quer aproveitar essa motivação a mais para já ir entrosando a equipe que irá jogar contra o Vitória no próximo domingo. “Estamos sem vários jogadores e isso causa uma certa mudança, mas com esses treinos e essa partida o time deve entrosar muito mais”, aposta.
Para os jogadores, a oportunidade vai ser de ouro. Estarão em campo sete aspirantes à condição de selecionável para a sub- 23. O lateral-direito David, o lateral-esquerdo Ivan, o volante Isaías, os meias Jádson e Rodriguinho e o atacante Dagoberto estarão na mira do técnico Ricardo Gomes.
Os jogadores estão encarando a vitrine que será a partida de hoje. “Vestir a camisa da seleção é sempre um sonho e, se isso acontecer, eu tenho mais é que ficar muito feliz”, destaca.
Mesmo assim, o Atlético não terá uma tarefa fácil. Além dos sete jogadores convocados pela CBF, o comandante rubro-negro ainda perdeu o lateral-direito Alessandro e o volante Leomar, suspensos por cartões, e o zagueiro Rogério Correia e o volante Luciano Santos por contusão. Esses dois últimos serão poupados para poderem atuar contra o Vitória. Em compensação, Vadão poderá contar com Douglas Silva, que retorna ao time quatro meses após operar o joelho esquerdo.
Atlético: Diego; David, Capone, Ígor e Ivan; Isaías, Douglas Silva, Rodriguinho e Jádson; Dagoberto e Selmir. Técnico: Osvaldo Alvarez
Teste para a garotada
A seleção brasileira sub-20 tem uma prova de fogo hoje à tarde, contra o time principal do Atlético, na Arena da Baixada. Inicialmente, os garotos do Brasil enfrentariam os juniores rubro-negros. No entanto, a transferência do jogo entre Atlético e Santos para o dia 30 de julho, colocou a “pedreira” no caminho da sub-20. “O simples fato de ser uma equipe profissional já dá uma importância maior ao jogo”, disse o meia Fernandinho, que enfrentará o seu time.
O “aperitivo” para o compromisso não poderia ter sido melhor para a garotada. O Brasil venceu por 3 a 0 a primeira partida preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, disputada na quinta-feira contra o juniores do Avaí, na Ressacada. Um dos gols foi marcado pelo atleticano Fernandinho, um dos destaques da partida. Os outros foram de Daniel e Moreno. “Ainda falta um pouco de entrosamento, mas como já estamos juntos há quase duas semanas, já estamos nos entendendo”, disse Fernandinho, que na seleção está jogando como meia. O atleticano está animado para a partida e acredita que apesar de o técnico Vadão conhecer bem suas características, ele pode surpreender com a camisa da seleção. “O esquema de jogo do professor Valinhos é diferente e tem sempre algumas surpresas para os adversários”, diz.
Além de Fernandinho, o técnico Valinhos colocou em campo, desde o início da partida, o atleticano Jean na lateral-esquerda. No decorrer da partida, foi a vez do lateral-direito André, também do Atlético, e do meia Dennys, do Paraná Clube, terem oportunidades. “Fiquei muito animado por participar do jogo, mas ainda não sei se vou jogar contra o Atlético. Espero que sim, pois será muito legal defender a seleção em Curitiba”, diz o habilidoso paranista, que já fez muito sucesso na seleção sub-18. O fato de jogar contra um time rival do seu, deixa Dennys ainda mais vibrante. “Tive sorte contra o Atlético na final do supercampeonato do ano passado, quando fiz um gol. Tomara que a história se repita”, brinca o meia.
No entanto, o jogador garante que a rivalidade entre Atlético e Paraná Clube não atrapalha o entrosamento com os atleticanos Jean, André e Fernandinho. “Jogamos pela seleção paranaense juntos e nos damos bem. O grupo está muito unido”.
Brasil sub-20: Andrey; Coelho, Daniel, Sílvio e Jean; Wendel, Marco Antônio, Marcelo Matos e Fernandinho; Marcelo Nicácio e Bruno Moraes. Técnico: Valinhos