O Engenheiro Beltrão ganhou a queda-de-braço e será o terceiro representante do Paraná na Série C, a Terceira Divisão do Brasileirão. A decisão da Federação Paranaense de Futebol – FPF – frustrou o Iraty, que também queria a vaga e promete espernear.
Os outros dois times do Estado já estavam definidos: o J. Malucelli, campeão da Copa Paraná do ano passado, e o Toledo, semifinalista do Estadual. Como o regulamento do Paranaense-2008 é omisso quanto à definição dos times, a FPF adotou como critério a classificação da 2.ª fase do Paranaense para anunciar o terceiro participante. O Engenheiro foi escolhido porque somou 7 pontos, contra 5 do Iraty.
Ocorre que, na soma geral de pontos, o Iraty ficou na frente do Engenheiro: 32 pontos contra 27. Por isso, o Azulão considerava certa a vaga e já se preparava para a disputa. ?Ainda não fomos comunicados. Mas se isso ocorrer o Iraty buscará seus direitos?, protestou o presidente do clube, Sérgio Malucelli.
O superintendente da FPF, Amilton Stival, justificou que a 1.ª fase é apenas classificatória e todos têm a pontuação zerada para as etapas seguintes. ?O Atlético neste ano e o Paraná Clube em 2007 tiveram a maior pontuação, mas não foram campeões porque perderam a fase decisiva, que é a final?, argumentou. No Estadual do ano passado, o Adap Galo foi o terceiro classificado à Série C (ao lado do campeão Paranavaí e do Roma, que ganhou a Copa 100 Anos), mas tinha direito tanto pela soma geral de pontos quanto pela melhor pontuação na 2ª fase.
A Terceirona nacional, que começa em 6 de julho, ganha importância este ano porque o número de participantes cairá de 64 para 20 em 2009. Assim, os times classificados entre o 5.º e o 20.º lugar garantem vaga na competição do ano que vem. Os quatro primeiros sobem para a Série B.
Para o Paranaense de 2009, Stival promete que a FPF especificará no regulamento os critérios para classificação à Serie D do Brasileiro, que será criada no ano que vem.