O atual Paraná Clube é quase uma antítese do time do ano passado. Em 2007, com um desempenho pífio, o Tricolor caiu para a Segundona, mas conseguiu fazer o artilheiro do Brasileiro da Série A. Agora, na desesperada luta para voltar à elite, o clube esbarra justamente na ausência de um ?matador?. Passado e presente estiveram sábado na Vila Capanema, quando Josiel, sentado nas cadeiras curtindo férias do futebol árabe acompanhou, atônito, novo deslize do Paraná pela Série B.
Assim que o jogo terminou, os 5 mil torcedores que foram ao Durival Britto só tinham fôlego para protestar contra a diretoria. O coro de ?vergonha, vergonha, time sem vergonha!? embalou a saída da equipe para o vestiário, após a terceira derrota tricolor na competição. Revolta, mesmo, apenas contra a diretoria, mais especificamente o vice de futebol Durval Lara Ribeiro. A ?turma? das sociais foi à frente do camarote da diretoria para hostilizá-lo e pedir sua saída.
?O Vavá está aí há tempos. Trouxe mais de trezentos jogadores e nenhum presta?, desabafou o torcedor José Moreira, exibindo seu cartão Sempre Torcedor. ?Fazem propaganda e a gente vem no estádio para ver isso??Outro paranista das sociais, José Bobato, tem pensamento similar. ?Só fizeram contratações equivocadas, Fábio Luís, Gilson… Não temos atacante. Esse time não tem finalização?, lamentou Bobato. ?Pago mensalidade para ver o jogo nas cadeiras, mas desse jeito vou ficar em casa, que ganho mais?, desabafou.
O ?burburinho? abaixo do camarote da diretoria persistiu por alguns minutos. Tempo suficiente para os torcedores perceberem um ?baixinho? de cabelos longos e descoloridos, tentando sair disfarçadamente em meio aos protestos. Foi nesse instante que os gritos tomaram novo rumo. ?Volta, Josiel… volta, Josiel.? Um apelo quase que desesperado do ferido torcedor paranista, que vê seu time muito distante do sonho de voltar à elite e convivendo com o pesadelo de uma queda para a Série C.
A derrota para o Juventude de Zetti deixou o Paraná à beira do abismo, num preocupante 16.º lugar, fora da zona do rebaixamento por apenas um ponto. Josiel não volta mais e hoje retorna ao mundo árabe, apesar do assédio de muitos times da Série A.
Enquanto reforços não vêm, Rogério Perrô terá a dura missão de fazer o Tricolor marcar gols com ?a roupa? que tem. ?É fase e isso muda com trabalho e serenidade. Sei que corremos contra o tempo, mas o torcedor pode ter certeza, vamos virar esse jogo?, falou Perrô, após a partida.