A tenista paranaense Jordana Peres, sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil de Tênis 2007, na categoria 12 anos. O torneio, que encerrou neste domingo (15), reuniu 24 federações, representadas por mais de 600 tenistas, entre eles os lideres do ranking nacional, nas quadras da Academia de Tênis Resort, em Brasília. Já os tenistas Mateus Rucci, 10 anos masculino e Giovanna Portiolli, 16 anos feminino, conquistaram o vice-campeonato. Ficaram com os títulos tenistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

continua após a publicidade

Na categoria que antecede o profissionalismo, o carioca Ivan Machado confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeão brasileiro dos 18 anos, no confronto com o paulista Ricardo Siggia, parciais 6/4 e 7/6(2). Com a medalha inédita, Ivan afirma que valeu a pena treinar muito.

" No começo do ano eu disputei vários torneios para conseguir uma boa classificação no Brasileirão. Valeu a pena porque esse foi o melhor título juvenil que conquistei até hoje", afirmou Ivan, que tem planos de ir para os Estados Unidos ainda esse ano para estudar e jogar.

Entre as meninas dos 18 anos, o troféu ficou nas maõs da paulista Paula Gonçalves, que não se intimidou em derrotar cabeça um, Andressa Garcia (SP), parciais 6/3 e 6/2.

continua após a publicidade

Nos 16 anos, a paulista Fernanda Faria sagou-se campeã diante da paranaense que conquistou o título no ano passado, Giovanna Portiolli(PR), com o placar de 6/3 e 6/2. Já no masculino, Gabriel Dias(MG), teve um jogo duro e eliminou o cabeça-de-chave número um, Bernardo Lipschitz(RJ), parciais 6/4,3/6 e 6/1.

" A sensação de ser campeão brasileiro é a melhor. O mundial de 16 anos está aí e isso pode ajudar muito para eu ser convocado," disse Dias, único mineiro que levou o título do Brasileirão 2007 para casa.

continua após a publicidade

No primeiro ano da categoria 14 anos, Carla Forte conseguiu realizar o sonho. No ano passado a paulista chegou à semifinal, mas dessa vez não deixou o troféu escapar e fez 6/3,7/5 e 6/1 diante da sul-mato-grossense Liz Bogarin.

" Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Isso para mim é um sonho", disse Carla, que teve o apoio da torcida. Já no msculino, na briga entre os paulistas, João Sorgi e Marcos Dias, o primeiro levou a melhor ao marcar 6/4 e 6/1.

O troféu de campeã dos 12 anos foi levantado pela paranaense Jordana Peres, que eliminou a paulista Beatriz Maia, ao aplicar um duplo 6/3, enquanto o gaúcho Rafael Matos sagrou-se campeão no jogo contra o mineiro Carlos Borges, parciais 6/2 e 7/5.

Na primeira categoria, os 10 anos, Júlia Pereira(SP) conquistou o título diante de Júlia Gomide (SP), com o placar de 6/5,1/6 e 10/7. Entre os meninos, o carioca Lucas Raphael é o atual campeão brasileiro. O título foi disputado com o paranaense Mateus Rucci, que perdeu por 6/3 e 6/1.
Prêmios

Além da medalha de campeão braisileiro, a CBT vai premiar, mais uma vez, os campeões e vices. A idéia surgiu na edição anterior e, para este ano, os prêmios estão bastante estimulantes para todas as categorias. Os campeões dos 18 anos, masculino e feminino, atletas que estão em fase de profissionalização, a mais difícil da carreira, ganharão como prêmio 2 wild cards -convites- na chave principal de torneios da série Futures no Brasil, previstos para o 2º semeste. Já os vice-campeões ficarão com 1 convite na chave e um na fase classificatória. Os jogadores dos 16 anos também terão vagas garantidas nos Futures brasileiros. Os campeões ganharão 1 wild card na chave e um no qualifying, enquanto os vices ficarão com dois convites no quali. As vagas concedidas serão distribuídas conforme critério da CBT.

Os campeões dos 12 e 14 anos, masculino e feminino, serão beneficiados com duas vagas em torneios nacionais de grupo I da CBT. Já os vice-campeões ficarão com duas vagas cada um, para o qualificatório. Para tornar os jogos mais competitivos, os convites serão válidos para as disputas em uma categoria acima da qual fazem parte.

O Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil de Tênis 2007 é uma realização da Confederação Brasileira de Tênis, com apoio da Federação Brasiliense de Tênis, Amil, Bancobrás, Vernet Comunicações de Dados, Fridays, Play Tennis & Squash, M2000, Caesb. A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Dunlop – a bola do tênis brasileiro, Durocolor – o piso oficial da CBT e apoios de CEPE, Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício, Kirschbaum Cordas e Special Olympics Brasil.