Sem as principais estrelas do Atlético e do Coritiba em ação e com o início irregular do Paraná, o artilheiro do Campeonato Paranaense até aqui é o atacante Jonatha Fumaça, do Rio Branco. Assim como o clube de Paranaguá, que divide a liderança da competição com o Maringá, o jogador surpreende nesta largada de competição, com quatro gols marcados. O atleta evita traçar metas pessoais e no futuro, assim ele garante que o foco é apenas no Leão da Estradinha.
O que mais chama a atenção é que Jonatha Fumaça vai completar em março 27 anos e já passou por 14 clubes na carreira. O próprio atleta admite que o início pelo clube de Paranaguá vem surpreendendo. “Tem dois times da Série A (Atlético e Coritiba) e um da Série B, que é o Paraná. Não imaginava que seria tão feliz e que alcançaria a artilharia”, revela o atleta.
Entre os 14 clubes que já defendeu na carreira, está o Gazientep, da Turquia. “Foi a primeira vez que eu saí do Brasil, tive muitas dificuldades. Não entendia nada da língua deles e não conseguia comer a comida deles. Foi terrível, por isso durou apenas seis meses”, relembra.
A contratação do atacante foi uma indicação da comissão técnica. “O técnico Netinho já tinha trabalhado com ele no Iraty e nos indicou. E por intermédio da Amaral Sports foi concretizada a negociação”, afirma o presidente do Rio Branco, Tiago Campos.
Mesmo assim, Fumaça evita fazer projeções para o futuro. Segundo ele o foco é todo no Rio Branco, que para ele pode sim conquistar o título do Campeonato Paranaense. Porém, nos bastidores já há movimentações envolvendo o artilheiro do Estadual.. “Já há sondagens sim. Além disso, ele tem pré-contrato com o Paraná, para atuar por dois anos lá. Mas isso não garante que ele vá jogar lá. Ele pode ser negociado e dar lucro ao clube sem sequer ter jogado com a camisa paranista”, diz o empresário Marcos Amaral. A informação não é confirmada pela diretoria tricolor, que afirma que não possui vínculo com o atleta.