Além das 162 equipes participantes das modalidades já encerradas (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, tae kwon do e tênis), mais 71 equipes dos esportes coletivos já deixaram a disputa da fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), em Paranavaí. São os 71 municípios da Divisão B eliminados na primeira etapa de classificação do basquete, futsal, handebol e vôlei, do masculino e feminino, e do futebol, disputado apenas no masculino.
Segundo os cálculos da organizadora do evento, a Paraná Esporte, a eliminação dessas equipes corresponde a mais de 2.200 atletas que já deixaram Paranavaí, de um total de 6.341 inscritos na competição.
Enquanto 71 equipes deixaram a competição, 72 continuam, nas cinco modalidades coletivas, em busca do título da Divisão B e do acesso à Divisão A.
Futsal
As meninas da Divisão B de Curitiba golearam as atletas de Missal por 6×0, no Ginásio de Esportes Sumaré.
A equipe masculina de Curitiba da Divisão A derrotou os atletas de Ponta Grossa por 3×2, no Ginásio de Esportes Lacerda Braga.
Divulgação |
Basquete masculino de Francisco Beltrão. |
Ciclismo
A modalidade de ciclismo foi finalizada com a prova do Intercity (mistura de terra e asfalto), vencida pelos representantes de Londrina, Crislaine Orlonski e Julimar Colombo.
Julimar completou os 30km da prova em 56min45s, deixando para trás Renan Cavallin Lopes, de Guarapuava.
Handebol
O handebol feminino, da Divisão A, de Curitiba derrotou a equipe de Londrina por 23/14, deixando a equipe do norte do Estado fora da semifinal da competição.
Há doze anos, a seleção de handebol se mantém na série A. Mas, segundo a técnica Izildinha Ferreira Cassou, é preciso muito trabalho para peneirar as jogadoras. ?Neste ano, o grupo de dezesseis atletas foi formado dentre apenas 42 meninas?, explica.
Basquete
Na primeira rodada da segunda etapa, divisão B, no basquete masculino, Francisco Beltrão venceu Arapongas por 79×67. No feminino, Realeza perdeu para Castro por 63×61.
Na divisão A, no masculino, Pato Branco sofreu sua terceira derrota na competição: perdeu para Londrina pelo placar de 64×47. No feminino, Palmas perdeu para Foz do Iguaçu por 62×33.
Futebol
Na primeira rodada da segunda etapa da fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná, Francisco Beltrão e Cambé empataram em 1×1.
Francisco Beltrão teve um maior volume de jogo, envolvendo o adversário e chegando com certa tranqüilidade ao ataque, mas desperdiçou muitos lances em que poderiam surgir gols.