Não foi da forma que gostaria, mas o Joinville conseguiu comemorar a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B. O time catarinense foi derrotado pelo Oeste, 1 a 0, no Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP), pela última rodada, e mesmo assim confirmou a conquista para festa de mais de 300 torcedores que viajaram mais de 850 quilômetros para comemorar.

continua após a publicidade

Os catarinenses entraram na rodada como líderes, precisando de apenas um ponto para confirmar conquista, e acabaram campeões por causa do empate da Ponte Preta com o Náutico, por 1 a 1, em Pernambuco. Sendo assim, o Joinville terminou com 70 pontos, um a mais que o time campineiro, com 69. O Oeste também fez festa, pois chegou aos 48 pontos, em 15º lugar, e escapou do rebaixamento.

Este é o segundo título nacional do Joinville. Em 2011, o time catarinense conquistou a Série C do Brasileiro. O goleiro Ivan, que levantou o troféu neste

sábado, é o único remanescente da conquista.

continua após a publicidade

Mesmo jogando fora de casa, o Joinville começou melhor e tentou surpreender o adversário apostando na velocidade pelas laterais para não depender de ninguém para conquistar o título. Com mais posse de bola e presença no campo de ataque, os visitantes, no entanto, não conseguiram levar perigo ao goleiro Paes.

O anúncio do gol sofrido pela Ponte Preta diante do Náutico deixou as coisas mais tranquilas para o time catarinense. Foi aí que o Oeste começou a tomar contar do jogo. As chances de perigo foram apenas em cobranças de falta em cima da insegura defesa do Joinville, que falhou duas vezes em levantamentos para a área.

continua após a publicidade

O Joinville voltou para a etapa final desinteressado e pagou o preço aos sete minutos, quando o Oeste abriu o placar. Pablo fez linda jogada pela direita, deixou Rogério na saudade e fez o levantamento. Cristiano antecipou a marcação e, mesmo sem jeito, desviou para o fundo das redes.

No mesmo tempo em que foi vazada, a Ponte Preta empatou e voltou a ter esperança pelo título. Isso deixou os catarinenses nervosos e facilitou a vida do Oeste. Os paulistas conseguiram controlar a partida, mas viram seu domínio virar desespero quando Dionísio foi expulso. Aí o jogo pegou fogo.

O Joinville se abriu e contou com excelente intervenção de Ivan em contra-ataque para evitar derrota ainda pior. Os catarinenses, na base da pressão, ainda tiveram chance de empatar com Marcelo Costa, mas Paes fez um pequeno milagre que garantiu a vitória e a permanência do seu time na Série B.

FICHA TÉCNICA

OESTE 1 X 0 JOINVILLE

OESTE – Paes; Ezequiel, Halisson, Daniel Gigante e Denis; Dionísio, João Denoni, Jeferson Paulista (Leandro Melo) e Lelê; Pablo (Ramires) e Cristiano (Serginho). Técnico: Roberto Cavalo.

JOINVILLE – Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Anselmo (Fabinho), Everton e Marcelo Costa (Wellington Saci); Fernando Viana (Furlan) e Edigar Junio. Técnico: Hemerson Maria.

GOLS – Cristiano, aos sete minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ).

CARTÕES AMARELOS – Bruno Aguiar e Anselmo (Joinville).

CARTÕES VERMELHOS – Dionísio (Oeste) e Everton (Joinville).

RENDA – R$ 9.945,00.

PÚBLICO – 868 pagantes.

LOCAL – Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP).