Joinville e Bragantino fizeram jogo crucial na briga contra o rebaixamento pela 35.ª rodada da Série B do campeonato Brasileiro nesta terça-feira. O empate por 1 a 1 foi ruim para as duas equipes, mas ainda mais sofrido para o time da casa, que teve dois pênaltis perdidos por Jael nos minutos finais e defendidos pelo goleiro Renan Rocha. Após o apito final, o atacante se sentou no campo e chorou copiosamente, imitado por vários torcedores nas arquibancadas.
Com o resultado, os catarinenses permanecem na 17.ª colocação, agora com 34 pontos, três a menos do que o Oeste, primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Bragantino, em 18.º, tem 32 pontos. Com mais três jogos até o final da competição, a situação das duas equipes é complicada na luta contra a degola.
Empurrado pela torcida, o Joinville partiu para o ataque no primeiro tempo, mas não conseguia vazar a retranca armada pelo adversário. Bem postado na defesa, o Bragantino conseguia conter os avanços do time da casa, mas na hora de sair em contragolpe, desperdiçava a posse de bola com erros de passe.
Aos poucos, o Bragantino foi equilibrando as ações do jogo e passou a também incomodar o goleiro Jhonatan, mas ainda de forma tímida. Sem lances de muito perigo, a primeira etapa terminou com o empate por 0 a 0.
O time da casa voltou do intervalo determinado a sair na frente, mas o Bragantino seguia se defendendo. Aos seis minutos, em lance incrível, Jael teve duas chances de bater para o gol sozinho dentro da grande área. Na primeira, o goleiro Renan Rocha praticou linda defesa e, no rebote, o zagueiro Gabriel Dias evitou o gol cortando a bola em cima da linha.
No entanto, justamente quando o Joinville dava sinais de que poderia abrir o placar, o Bragantino respondeu de forma letal. Aos 18 minutos, a bola foi arremessada para área em cobrança de lateral, passou por Rafael Grampola e chegou a Alan Mineiro, que bateu de primeira e marcou o gol da equipe paulista.
A resposta do Joinville saiu aos 34 minutos, em cruzamento rasteiro de Erick Luis pela direita que Jael completou para o gol, empatando a partida.
Apenas três minutos mais tarde, os catarinenses tiveram uma chance de virar a partida em cobrança de pênalti, após a bola bater no braço do zagueiro Juliano dentro da área. Mas o goleiro Renan Rocha defendeu o chute de Jael para desespero dos torcedores.
No entanto, aos 42 minutos, Everton Dias derrubou Erick Luis na área e o Joinville teve nova penalidade máxima para cobrar. Jael cobrou no canto direito e novamente parou em boa defesa de Renan Rocha, que garantiu o empate e saiu como herói do Bragantino.
O Joinville volta a campo na próxima sexta-feira, às 20h30, quando enfrenta o Goiás no Estádio Olímpico de Goiânia (GO) pela 36.ª rodada da Série B. No sábado, às 16h30, o Bragantino recebe o Vasco no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 1 X 1 BRAGANTINO
JOINVILLE – Jhonatan; Reginaldo, Danrlei, Ligger e Fernandinho; Kadu (Claudinho), Tinga e Juninho; Fernando Viana (Erick Luis), Aldair (Carlos Alberto) e Jael. Técnico: Ramon Menezes.
BRAGANTINO – Renan Rocha; Gabriel Dias, Juliano e Marcel; Edson Sitta (Gabriel Nunes), Everton Dias, Alan Mineiro (Lincom) e Fabiano; Rafael Grampola, Anderson Ligeiro e Vitor Hugo (Adenilson). Técnico: Estevam Soares.
GOLS – Alan Mineiro, aos 18, e Jael, aos 34 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wagner Reway (MT).
CARTÕES AMARELOS – Tinga (Joinville); Gabriel Dias, Marcel, Edson Sitta e Alan Mineiro (Bragantino).
RENDA – R$ 82.020,00.
PÚBLICO – 8.089 pagantes.
LOCAL – Arena Joinville, em Joinville (SC).