Jogos especiais em Curitiba

A participação de jovens atletas nos Jogos Especiais de Curitiba aumenta a cada ano. Desde 2005, o número de participantes nas competições cresceu 34%. No primeiro ano, estavam inscritos 890 atletas. Nos jogos de 2007, que começaram na segunda-feira, são 1.200 competidores com deficiências ou portadores de condutas típicas. Os Jogos Especiais são promovidos pela Prefeitura de Curitiba.

O atleta Gustavo Henrique Lopes, 14 anos, da Escola Especial Nilza Tartuce, é um deles. Corredor dos 100 metros e 200 metros para deficientes mentais, grande destaque nas provas de atletismo, Gustavo é considerado um exemplo de atleta. Ele começou a carreira desportiva nos Jogos Especiais de 2006, quando a escola participou da competição com nove atletas. ?A participação nos jogos de 2006 motivou os alunos a treinar e a continuar praticando atividades esportivas?, conta o professor Ricardo Joaquim. O esforço de Gustavo deu resultado. Ele embarca em outubro para a China, onde representará o Brasil no Special Olympics, competição para crianças e adultos portadores de deficiência mental. O atleta recebeu o apoio dos professores, que se reuniram para dividir as despesas da viagem.

Segundo o  professor Ricardo Joaquim, a participação nos Jogos Especiais tem ajudado no aprendizado dos alunos. ?Eles sabem que devem estudar para poder participar da competição?, afirma. Por causa desta motivação, a escola construiu uma cancha de areia para os alunos treinarem salto à distância. A experiência da Nilza Tartuce também pode ser vista em outras escolas inscritas nos jogos.

?Os Jogos Especiais são uma oportunidade de todas as escolas se integrarem e dos alunos trocarem experiências fora do ambiente de ensino?, explica o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann. Esta sociabilização é uma das qualidades elogiadas pelo professor de educação física do Pequeno Cotolengo Felipe Fernandes. Ele conta que quando os jovens saem para competir ficam felizes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo