Nesta segunda-feira, a Paraná esporte irá apresentar oficialmente a nova formulação da fase final dos Jogos colegiais do Paraná (Jojups) de 2010, que será disputa entre os dias 21 e 31 de maio, não mais em Curitiba, mas em seis cidades do interior.

continua após a publicidade

Participaram do encontro no auditório da autarquia no Tarumã, em Curitiba, os prefeitos das seis sedes (Apucarana, Ibiporã, Londrina, Marialva, Maringá e Rolândia), os chefes dos 32 núcleos regionais de educação, secretários municipais de esportes, dirigentes de federações e demais pessoas envolvidas na organização.

A mudança na fase final não se restringe ao local, mas também ao período de realização, não mais nas férias de julho, como ocorreu desde a retomada da competição em 2003.

As duas coisas resultaram de um plano antigo do diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, quando ainda era chefe do Núcleo Regional de Esporte e Lazer da Paraná Esporte, em Maringá.

continua após a publicidade

“Preocupava-me o frio de Curitiba, em julho, altamente prejudicial à saúde dos alunos de regiões mais quentes do Estado e, principalmente, para o rendimento técnico”, lembra.

Ao assumir a presidência da Paraná Esporte, em julho do ano passado, Marco Aurélio começou a articular as alterações e encontrou ressonância no gabinete do vice-governador, Orlando Pessuti, que será o governador durante a edição dos Jogos Colegiais do Paraná deste ano.

continua após a publicidade

“Nesse meio, tivemos a epidemia do vírus HIN1 (gripe suína) que contribuiu muito para o sucesso de nossa reivindicação. A própria Secretaria de Estado da Saúde aprovou a ideia, aceita também pela Secretaria de Estado da Educação. A nossa proposta atendia a preocupação com a propagação do vírus. maior em ambientes frios e com maior aglomeração de pessoas”, conta Marco Aurélio.

As modalidades disputadas em cada sede da fase final são: Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Rolândia (vôlei e vôlei de praia); Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); e Marialva (futebol).

 Maringá, com mais modalidades, receberá o maior número de atletas: 3.264. As demais sedes receberia em média 1.200 atletas cada uma. A modalidade com mais finalistas é o atletismo, com 2.449 alunos, seguida pelo futebol com 1.440 pelo fato de poder inscrever até 18 atletas por equipe.