Os 53.º Jogos Colegiais do Paraná abrem esta semana com as fases regionais o calendário esportivo da Paraná Esporte, que promove ainda no decorrer de 2006 os Jogos Abertos, Jogos da Juventude e Jogos Universitários Paranaenses. De todas as competições, os Jogos Colegiais são os que envolvem o maior número de participantes, cerca de 350 mil, contando as etapas municipais já concluídas na maioria dos municípios. Agora, nas fases regionais, devem contar com a participação de 80 mil alunos. ?Na final em julho, em Curitiba, esperamos 18 mil participantes?, prevê o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.
As fases regionais serão disputadas em três períodos distintos, dois em abril (7 a 13 e 21 a 27) e outro em maio (5 a 11). Neste fim de semana, começam as competições em 11 regionais, nos municípios de Bom Sucesso do Sul, Cascavel, Castro, Irati, Itapejara do Oeste, Nova Aurora, Nova Prata do Iguaçu, Quatro Barras, Santa Cruz do Monte Castelo, São João do Ivaí e Wenceslau Braz. Nas fases regionais, os jogos são disputados em sete modalidades: basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Na final entram também atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação.
Quanto ao número de participantes por regionais é variável. Umas contam com mais municípios e outras envolvem modalidades com mais atletas inscritos, seguindo características das regiões. Mas, em termos de modalidades preferidas, no geral o futsal tem estado na frente. Segundo o coordenador-geral dos Jogos Colegiais, Detlev Surkamp, os números exatos de participantes por regionais e modalidades serão conhecidos só após as reuniões técnicas, realizadas sempre no início das semanas dos jogos nas regionais. ?Nessas reuniões são confirmadas as inscrições, formados os grupos e realizados os sorteios dos jogos (tabela)?, informa Detlev.