O torcedor e os clubes podem comemorar. Com o início no horário político na TV aberta e nas emissoras de rádio, de hoje até 27 de outubro, a Globo Esportes, patrocinadora do Brasileirão, abriu mão das transmissões das partidas do meio de semana com horário da 21h45. Como consequência, todos os jogos serão disputados às 20h30, um horário muito mais convidativo. Na primeira semana de campeonato, as rodadas de quarta-feira que tiveram os jogos transmitidos pela televisão foram disputadas às 21h40, um horário que comprovadamente afasta o torcedor do estádio, especialmente em Curitiba, que nesta época do ano costuma ter temperaturas reduzidas.

A goleada por 4 a 0 do Atlético Paranaense em cima do Bahia, por exemplo, foi acompanhada por pouco mais de seis mil torcedores, algo incomum para um clube que no ano passado teve uma média de público de 12 mil torcedores no nacional. A decisão do patrocinador animou os dirigentes dos clubes paranaenses. “Não há como negar que o jogo mais cedo é mais interessante. Ainda mais para os torcedores que têm que acordar cedo no dia seguinte”, disse Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético Paranaense.

Ocimar Bolicenho, superintendente do Paraná Clube, ressalta que os hábitos dos curitibanos também afastam os torcedores das partidas que se iniciam às 21h40. “Tradicionalmente, os curitibanos não têm o hábito de ficar na rua até tarde. Com os jogos começando mais cedo, certamente haverá um estímulo a mais para a presença do público”.

O secretário do conselho administrativo do Coritiba, Domingos Moro, aponta outros pontos positivos com o início das partidas às 20h30. “Nesse horário, muita gente vai para o estádio direto do trabalho. Isso acab refletindo em um consumo maior de lanches e o clube também lucra com a receitas dos bares”.

Grade

Para cumprir o contrato com os clubes, a partir deste final de semana os jogos do Campeonato Brasileiro serão transmitidos aos sábados e aos domingos. Ao todo, são escolhidos cinco partidas por rodada para serem televisionadas. Obrigatoriamente, um envolvendo um time carioca é transmitido para o Rio de Janeiro e outro disputado por uma equipe paulista é transmitido para São Paulo. “Os três jogos restantes podem ser envolvendo um time do Paraná, um de Minas, um da Bahia ou um de Goiás. Quem decide quais jogos serão transimitidos é a diretoria da Globo Esportes”, explicou Gil Rocha, coordenador de esportes da Rede Paranaense de Comunicação.

Neste final de semana, por exemplo, não está programada transmissão para Curitiba de jogos envolvendo os times paranaenses, mesmo porque o único clube que joga no final de semana é o Coritiba, que recebe o Corinthians no Couto Pereira.

Nos canais fechados, a grade de programação no período eleitoral permanece a mesma. A despeito do espaço deixado pela televisão aberta no meio de semana, não haverá aumento no número de jogos transmitidos pela televisão paga.

continua após a publicidade

continua após a publicidade