Se os jogadores do Paraná perderam o clássico de domingo contra o Atlético e não podem fugir da pressão por bons resultados, amanhã, ao menos, vão conseguir escapar do calor da tarde porto-alegrense.

continua após a publicidade

A CBF alterou o horário de estreia do Tricolor na Copa do Brasil, contra o Cerâmica-RS. A partida deve ser realizada às 18h, duas depois da previsão inicial, mas tem chances de ocorrer somente às 19h30. Isso ocorre se os termômetros marcarem temperaturas superiores a 35ºC no horário do jogo.

A mudança de horário ocorre em razão da liminar que proíbe jogos de futebol entre as 10 e 18 horas na capital gaúcha, uma solicitação do sindicato de jogadores de futebol do Rio Grande do Sul para preservar a integridade física dos atletas e que foi complementada ontem por uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho.

No Estado do Paraná, pelo mesmo motivo da liminar, a opção tomada pela Federação Paranaense de Futebol foi permitir que uma parada técnica de três minutos seja realizada em cada tempo do jogo – como ocorreu na tarde de domingo, no clássico entre Paraná e Atlético.

continua após a publicidade

Um exemplo do desgaste entre os jogadores durante as partidas com altas temperaturas ocorreu com um atleta do próprio Paraná Clube. Depois do empate sem gols contra o Corinthians Paranaense, no Janguitão, quinta-feira passada, o atacante Marcelo Toscano passou mal na saída para os vestiários. Ao comentar a situação do companheiro de time, o lateral Murilo lamentou: “fomos no limite”.

Na tarde de ontem, após os treinos regenerativos que marcaram a reapresentação do Tricolor no Estádio Durival de Britto, o goleiro Juninho aprovou a mudança do horário da partida. “Jogar no calor complica. Por isso eu gostei de saber que vamos jogar às 18h. O desgaste físico é menor”, afirmou.

continua após a publicidade

Embarque

O Tricolor viaja para Porto Alegre depois do treino físico da manhã de hoje. Como novidade, a reintegração dos três desfalques do clássico contra o Atlético. O volante João Paulo, o zagueiro Luís Henrique e o atacante Douglas Santana embarcam junto com a delegação. A única baixa vai ser o zagueiro Alessandro Lopes, que sentiu o ombro e foi vetado pelo departamento médico da Vila Capanema.